terça-feira, 18 de abril de 2017

Começa sangrar primeiro açude de grande porte no Sertão da PB


Após as precipitações pluviométricas do mês de abril, um açude localizado no Sertão da Paraíba sangrou pela primeira vez este ano. Trata-se do manancial Vazante, localizado na comunidade de Vazante, município de Diamante. O reservatório também é conhecido por “Açude Couro da Vaca”.

Segundo dados divulgados pela Aesa, o reservatório atingiu sua capacidade máxima que é de 9 milhões 91 mil e 200 metros cúbicos de água nesta segunda-feira (17).

Já nas chuvas de fevereiro, o manancial teve um aumento de 3,7 metros de altura no nível da água, aumentando a segurança hídrica das cidades de Diamante e Boa Ventura.

Mais
Mais dois principais açudes da região acumularam recargas. Apesar de não ser o suficiente, os açudes de Coremas e Mãe d’Água, receberam juntos mais de 16 milhões de metros cúbicos (m³) de água. Os dois principais açudes do Sertão ainda estão em estado de alerta, pois não passaram da marca de 20% do seu volume total.

Segundo os dados da AESA, o açude de Mãe d’Água estava com 27,1 milhões de m³, e passou a ter a marca de 30,8 milhões de m³, e o açude de Coremas estava com 30,1 milhões de m³ e agora tem 42,7 milhões de m³.

Para o estudioso Rodrigo Cézar Limeira, mesmo com o manancial recebendo água, e devendo aumentar seu volume nos próximos dias, sua recarga não será de boa qualidade, tendo em vista que o consumo mensal do açude, chega a atingir 16 milhões de m³ de água por mês.



Fonte DIARIO DO SERTÃO