segunda-feira, 27 de maio de 2013

Vereador diz que médico autorizou uso de cola Super Bonder em paciente no hospital público da cidade de Conceição no Vale do Piancó


A sessão de hoje (27) na Câmara dos vereadores da cidade de Conceição teria sido sonolenta, se não fosse a polêmica do tema trazido pelo vereador Luís Paulino. O vereador reclamou do atendimento do médico, Dr. Érico, que é vice-prefeito na cidade de Mauriti-CE e atende no hospital Caçula Leite, na cidade de Conceição no Vale do Piancó.

De acordo com a discurso do vereador, ao usar a tribuna, o médico, além de atender a filha do comerciante, Berguinho de Bibia com desprezo, não olhando se quer o ferimento na testa da criança, mandou que os pais a levassem pra casa e comprassem um tubo de cola super Bonder e colocassem no ferimento, uma vez que no hospital não tinha a linha para suturar.


O procedimento do médico causou espanto nos pais da criança, que demonstrando revolta, retiraram-se do hospital e foram até a cidade de Bonito de Santa Fé à busca de atendimento médico, naquele município. Segundo o vereador, a pai de criança falou que o médico que atendeu a criança, no hospital de Bonito de Santa Fé, questionou o procedimento do médico da cidade de Conceição.

Dada a polêmica, foi convidada para falar na tribuna da casa, a Drª Klésia Suassuna, que se encontrava presente na sessão. Drª Klésia presta serviço no Samu, na cidade de Conceição.

No uso da palavra, a médica defendeu o colega de profissão e disse que o procedimento usado por ele, é correto. Segundo ela, esse mesmo procedimento já fora usado por ela mesma, na cidade de Ibiara, em pacientes daquele município, A doutora disse que existe dificuldade da população entender que o procedimento é correto, mas a medicina autoriza tal procedimento para alguns casos. De acordo com ela, isso evita a infiltração da anestesia e outro procedimento de controlar o paciente, no momento das dores na hora de receber os pontos.

Enquanto a médica falava, algumas pessoas na plateia demonstravam inquietude e diziam que tal método não tinha sido noticiado em nenhum veículo de comunicação do País.

Um médico, bastante conhecido na cidade de Conceição, disse que esse procedimento só poderia ser adotado, numa medida extrema e citou como exemplo, em se tratando de um paciente, dentro da floresta Amazônica, onde não teria mais nenhum recurso a ser utilizado. O médico citou também, como exemplo de medida de extrema urgência, o uso de um canudo de caneta para facilitar a respiração, através de uma perfuração forçada, em um paciente com problemas de respiração, num ambiente e lugar, onde não tivesse também outro meio de prestar socorros.

O tema é, no mínimo, polêmico e abre um leque de interrogações, mesmo com a interferência e explicação da médica presente, na Sessão da Câmara dos Vereadores da cidade de Conceição.
.
Vale do Piancó Notícias