quinta-feira, 30 de maio de 2013

Nova Olinda realizou sua 1ª Conferência Municipal de Educação. [FOTOS]


A 1ª Conferência Municipal de Educação de Nova Olinda, realizada em 27 de maio de 2013, reuniu 137 participantes, entre educadores da rede municipal e estadual de ensino e representantes de todos os segmentos da sociedade.Após a formação da mesa foram executados o Hino Nacional e o Hino do município, este, acompanhado pela Banda Filarmônica Severino do Ramo (Chimba). A platéia foi contagiada pela alegre apresentação cultural das alunas da Escola Municipal Pe. José de Anchieta, com uma belíssima coreografia de "O xote das meninas", tributo a Luiz Gonzaga.

A Prefeita Maria do Carmo Silva fez a abertura oficial do evento falando da importância da conferência para as discussões de propostas para melhoria do ensino no município, sendo seguida da fala da Secretária da Educação, Professora Maria Lucilene da Silva Medeiros, que destacou que o encontro seria preparatório para a II Conferência Nacional da Educação (Conae/2014) que terá como tema central O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Ainda pontuou que o encontro de tantos atores sociais certamente seria oportuno para construção de um espaço democrático, onde todos teriam oportunidade de apresentar suas propostas de emenda para o Documento Referência da CONAE 2014, além de contribuir, apresentando propostas pertinentes para a elaboração do Plano Municipal de Educação, a fim de que este dialogue com a realidade local e seja pautado no PNE.


As discussões foram feitas sob os sete eixos nacionais:

Eixo I – O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação:
organização e regulação.

Eixo II – Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos.

Eixo III – Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente.

Eixo IV – Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem.

Eixo V – Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.

Eixo VI – Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.

Eixo VII – Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.

Na avaliação da Secretária o evento superou as expectativas, considerando a presença maciça dos educadores e representantes de todos os segmentos da sociedade que estiveram envolvidos nas discussões, assumindo-se como sujeitos da educação.

Após o encerramento da plenária, todos foram convidados para um almoço de confraternização, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação.



CLICK AQUI E VEJA MAIS FOTOS



Fonte: Prefeitura de Nova Olinda