terça-feira, 21 de maio de 2013

UFPB fica sem aulas nesta quarta-feira. Confira!


Os professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) irão realizar amanhã uma paralisação geral.

A mobilização, anunciada no dia 17, terá duração de 24 horas e vai abranger os campi de João Pessoa, Litoral Norte, Areia e Bananeiras.

Ela faz parte da Jornada de Lutas do Sindicato Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior (Andes) e tem como objetivos principais reivindicar a redução da jornada de trabalho para 30 horas, a busca pela anulação da reforma previdenciária e o fortalecimento da luta contra a privatização dos hospitais-escola federais.

Já às 9h de hoje, no Campus I, em João Pessoa, ocorrerá uma assembleia da categoria. Na ocasião, serão discutidos, entre outros assuntos, informes, questões jurídicas, esclarecimentos financeiros e a escolha de membros da comissão eleitoral do sindicato.

Na quarta-feira, embora haja paralisação das aulas, foram planejadas atividades no campus de João Pessoa. A programação inclui um café da manhã, às 8h, no Hospital Universitário Lauro Wanderley para funcionários, professores e usuários do HU, com intuito de expor a situação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), criada para gerenciar os hospitais públicos do país. Às 10h, haverá uma discussão conjunta reunindo professores e servidores técnico-administrativos, no Centro de Vivência do Campus I, para definir uma agenda local de ações.

DEBATES
O calendário da Jornada de Lutas na UFPB teve início ontem com debates sobre privatização e o Projeto de Lei Complementar 92/2007, que propõe a criação de um modelo de gestão que permite a utilização de fundações estatais de direito privado para conduzir serviços públicos. Entre as justificativas dadas pelo governo para a operação, está a necessidade de regularizar a situação de funcionários terceirizados.

O evento aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba (Sintespb), no campus de João Pessoa.

JP-Online