quinta-feira, 30 de maio de 2013

Vale do Piancó receberá 12 máquinas para desenvolver a agricultura familiar. Confira!


Para reforçar o combate contra os efeitos da estiagem, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) irá beneficiar 99 municípios paraibanos com novas máquinas adquiridas através Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Nesta etapa do programa, serão entregues 42 motoniveladoras no dia 11 de junho, e 79 retroescavadeiras no dia 17 do mesmo mês.
Na avaliação da delegada federal do MDA na Paraíba, Giucélia Figueiredo, a ação do Governo Federal está sendo realizada em um período importante.

Cidades contempladas abaixo:
“As máquinas vieram em um momento oportuno, para atender aos municípios do semiárido, buscando amenizar os efeitos da estiagem e fortificar a agricultura familiar. Com o uso desse maquinário será possível facilitar os cultivos agrícolas e, por consequência, a convivência com o semiárido”, concluiu a delegada.

As cidades contempladas foram: Boa Ventura, Catingueira, Conceição, Curral Velho, Diamente; Emas, Igaracy, Itaporanga, Nova Olinda, Coremas e Ibiara.

As máquinas, doadas às prefeituras, têm o objetivo primordial de auxiliar os agricultores familiares no escoamento da produção e na construção e manutenção de estradas vicinais. Além disso, o uso deste equipamento também se estende à terraplanagem, construção de viveiros de peixes, limpeza de açudes, obras de passagens molhadas, barreiros, cisternas, barragens subterrâneas, valas e fossas.

Para trabalhar com as máquinas, as prefeituras contempladas designaram dois funcionários que irão participar de um treinamento específico para operar o equipamento. O curso destinado às motoniveladoras acontecerá entre os dias 3 e 7 de junho, e para as retroescavadeiras ocorrerá nos dias 10 e 11 do mesmo mês. A qualificação será oferecida pela empresa fornecedora do equipamento e articulado pela Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário na Paraíba (DFDA-PB).

Na Paraíba, apenas nesta fase do programa, o Governo Federal dispôs de um investimento de aproximadamente R$ 12,3 milhões em retroescavadeiras e R$ 14,7 milhões em motoniveladoras. De acordo com o cronograma de ação desenvolvido pelo PAC, o Governo Federal ainda enviará à Paraíba mais máquinas até o final de agosto.
DiamanteOnline com ascom