sexta-feira, 15 de junho de 2018

Vereador Manoel Teotônio lembra a data de 15 de Junho – Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa e leva seu apoio a todos

O vereador da cidade de Santana dos Garrotes, no Vale do Piancó (Sertão paraibano), Manoel Teotônio (PSB), lembra o dia 15 de junho, que marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.
A data, segundo estudou o parlamentar, foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.
Segundo ainda Manoel, o envelhecimento populacional é um fenômeno mundial. Só no Brasil, existem quase 20 milhões de pessoas idosas. Isso representa 11% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), Censo 2010.


As projeções apontam, também, que em 40 anos o percentual de pessoas idosas deve triplicar no Brasil, aproximando-se de 29,7% da população. Segundo tais projeções, em 2050 haverá duas vezes mais idosos do que crianças na sociedade brasileira.


Para garantir o envelhecimento da população de forma saudável e tranquila, com dignidade, sem temor, opressão ou tristeza, precisamos trabalhar intensamente na prevenção da violência e na identificação e no encaminhamento correto de casos de violência e, em especial, temos que preparar as novas gerações com informações, materiais e recursos educacionais, de forma a assegurar um envelhecimento digno e saudável.

oblogdepianco.com.br com asilobetania