terça-feira, 12 de junho de 2018

Feira de Negócios de Piancó apresenta o Alto Sertão como um mercado promissor para o empreendedorismo

2ª Feira de Negócios de Piancó foi realizada neste sábado (9) com o apoio do Sebrae Paraíba
Em um ambiente de aparente escassez, empresários estão driblando a crise, contendo os gastos e investindo de forma criativa em inovação para aumentar e fidelizar a clientela. É o que mostra a 2ª Feira de Negócios de Piancó, realizada neste sábado (9) com o apoio do Sebrae Paraíba. Seja no setor da indústria, comércio ou serviços, a região apresenta um terreno fértil e um mercado abundante para empresários que estão dispostos a se fixar na região, investir no capital intelectual e crescer a médio prazo.


Hoje o Vale apresenta uma série de negócios que atendem diretamente outros empreendimentos. É o caso da Scrita Contabilidade, dos irmãos e sócios Vicente Tobias Sousa Filho e Vandeilton Santos Sousa. Há 12 anos, com apenas um cliente, decidiram investir no sonho de empreender na cidade natal, Itaporanga, e há três anos abriram a filial em Piancó.
Para a feira, a Scrita Contabilidade trouxe sua mais recente conquista: a certificação digital, que garante a origem das informações, confirmando e autenticando os dados declarados, e ainda agiliza o processo de autenticação dos documentos. O escritório contábil também é o único na região que trabalha com lucro real, um sistema mais complexo voltado para empresas de pequeno, médio e grande porte.
Na terra do têxtil, a construção de redes de negócios começa a surgir em busca da sobrevivência e aumento da competitividade empresarial. Focado em atender escolas, equipes esportivas e os empreendimentos da região com serviços de fardamento, bordado automatizado, serigrafia e sublimação, a JM fardamentos, do empresário Ardson Rangel, já atende clientes em outros três estados, nas regiões nordeste, centro-oeste e sudeste do país.
O empresário acredita na importância de ver o concorrente como parceiro pois, só assim, conseguem aumentar a qualidade e manter os preços competitivos para evitar que a clientela se desloque para obter o mesmo produto. Outra estratégia tem sido investir na formação da mão de obra especializada para reter os talentos. “Em períodos turbulentos precisamos nos adaptar para não demitir, pois não temos cursos específicos na região e hoje conto com uma equipe de ponta”, afirma Rangel.
Quem mais entende de construção de rede de negócios e tem se destacado no comércio, com filiais e braços empresariais em segmentos diversificados é o grupo empresarial Soares. Com lojas de móveis, produtos de construção, farmácia e, mais recentemente, com envasamento e distribuição de água mineral o grupo conta com expertise e fazem da inovação um desafio diário na gestão empresarial.
Segundo a gerente do Sebrae Paraíba, Anna Stefania, o ambiente empresarial no Vale do Piancó está em fase de expansão. Por esta razão, explica Stefânia, diversas feiras e eventos tem sido organizados para dar visibilidade aos negócios locais, atrair novos investimentos e suprir a carência de nichos de mercado ainda não explorados.
“É uma região aberta à inovação, com um mercado consumidor crescente e que dispõe de recursos que dão suporte à atividade empresarial. Embora se destaque pela produção têxtil, há outros segmentos que têm gerado emprego, renda e passam a demandar de negócios inovadores para expandir”, explica Stefania.
Tecnologia
Automatização já tem sido amplamente utilizada nas empresas, agora elas se preparam para melhorar os serviços, aumentar e agilizar a produção e ingressar em novos mercados consumidores através da tecnologia de softwares, marketing digital e e-commerce.
Com clientes no interior de São Paulo, Tocantins e Piauí, Ardson Rangel, é um exemplo de sucesso no que tange à modernização do atendimento e em logística de entrega. Sua produção atualmente comporta 4 mil peças ao mês e consegue, através do uso de equipamentos de ponta, mesclar até três processos na elaboração de uma única peça. Como é o caso de alguns fardamentos que são produzidos com sublimação, serigrafia e bordado. 

Fonte: Assessoria