domingo, 24 de junho de 2018

Na Pitombeira, vereador Manoel Teotônio participa do Maior São João distrital do Vale do Piancó


Pitombeira de Dentro fica localizado a 15 km da cidade de Santana dos Garrotes, com uma população estimada em duas mil pessoas. O distrito abrange várias comunidades rurais, possui escola municipal, posto de atendimento dos correios, lojas, bares, lanchonetes, mercadinhos, igrejas católica e evangélica, internet, cartório de registro civil entre outros empreendimentos. E o mais importante para o comércio e a cultura dessa comunidade, é o famoso São João. Na noite desse sábado (23), quase toda população do Vale do Piancó esteve presente a essa pequena metrópole, participando dos festejos juninos.

O Dia de São João é comemorado anualmente em 24 de junho. São João é conhecido como o "Santo Festeiro”, e nesse dia são realizadas muitas festas, conhecidas popularmente como Festas Juninas, comemorações marcadas por danças e pratos típicos. A tradição é sempre fazer a festa na véspera, ou seja: dia 23.

O líder político, médico Willame Teotônio dos Santos, natural de Santana dos Garrotes e ex-prefeito da cidade por vários mandatos, hoje participa da política local, através do seu filho, o vereador mais votado da cidade, o jovem advogado Manoel Teotônio dos Santos Neto (PSB), já eleito presidente da Câmara Municipal, para o segundo biênio.

Na residência do ex-vereador e um dos líderes políticos da comunidade Pitombeira, o agropecuarista Adriano Feitosa ofereceu um jantar na noite de São João, com a presença de vários aliados, que hoje compõem o bloco oposicionista na cidade santanense, Dr. Willame e seus amigos, contaram com a presença marcante dos pré-candidatos deputados Gervásio Maia [presidente da Assembléia Legislativa da PB) e o médico Taciano Diniz, federal e estadual, respectivamente. Além dessas lideranças, muitos outros nomes estavam presente, a exemplos de vereadores, suplentes, líderes comunitários, amigos e correligionários.
O Município de Santana dos Garrotes teve origem em 1825, com a instalação da Fazenda Exu, onde existia uma Casa de Oração. Nesse ano a região foi assolada por uma grande seca, tendo o morador José dos Santos subtraído um garrote para se alimentar, escondendo os vestígios junto a uma lagoa, denominada dos Garrotes. Daí o nome da cidade.



Santana é conhecida por suas festas, onde a cidade sempre comemora as datas comemorativas, a exemplo do São João, fortalecendo o comércio e a cultura local.

"Devemos preservar nossas tradições, a ponto de engrandece-las cada vez mais com o nosso apoio e a referência do nosso povo não pode ficar esquecida, pois a exemplo de Pitombeira, temos outros distritos que realizam eventos festivos, e essa é uma bandeira que erguemos para o desenvolvimento da nossa cultura", disse Manoel Teotônio.
oblogdepianco.com.br