domingo, 24 de junho de 2018

Bode da Paraíba é destaque em matéria especial do Globo Repórter da Rede Globo de Televisão

Carne e couro ganharam valor e a fabricação de produtos derivados gera diversos empregos na região conhecida como ‘Roliúde’ nordestina.
Resultado de imagem para Bode da Paraíba é destaque em matéria especial do Globo Repórter da Rede Globo de TelevisãoO Globo Repórter da Rede Globo de Televisão destacou nesta sexta-feira (23), a cidade de Cabaceiras, no Cariri paraibano, o pedaço mais seco do Brasil.
O letreiro, na autêntica grafia sertaneja, proclama: estamos na ‘Roliúde’ nordestina! A cidadezinha de pouco mais de 5 mil moradores se orgulha de ter sido o cenário de muitos filmes e séries de TV.

Abençoado seja a fama do astro principal de Cabaceiras: o bode. Ele tem direito a várias estátuas espalhadas na cidade e ao título de rei.
O pessoal de Cabaceiras costuma dizer que do bode tudo se aproveita. Até o berro que vira buzina e despertador para o sertanejo. Mas foi com o couro do bode que os moradores deram um novo fôlego a uma tra dição antiga que já estava caindo no esquecimento: no distrito de Ribeira, a 14 quilômetros do centro da cidade, o artesanato é uma vocação que passa de pai pra filho. Hoje, 55 famílias sobrevivem desta arte. São mais de 300 empregos diretos e indiretos nas pequenas oficinas e nos curtumes.
O astro rei de Cabaceiras tem súditos em todas as casas e é o maior protagonista dos cardápios. A carne é muito saudável. Possui o teor de gordura bem mais baixo e é rica em proteínas e minerais como ferro e fósforo.
Fonte: Redação do Portal Vale do Piancó Notícias com Globo Repórter