sexta-feira, 10 de março de 2017

Multidão acompanha teste da transposição do São Francisco para o rio Paraíba. [VÍDEO]


Um teste realizado nesta quinta-feira (9), na última estação de controle do eixo leste da transposição do rio São Francisco, reuniu uma multidão às margens da obra, na cidade de Monteiro, no Cariri da Paraíba, a 305 km de João Pessoa. A água chegou a atingir a calha do rio Paraíba, mas só será liberada normalmente nesta sexta-feira (10), durante evento com a presença do presidente da República, Michel Temer, e autoridades paraibanas. Confira vídeo abaixo.

A estação funciona como uma comporta antes do próximo manancial onde a água da transposição será despejada. Ela interrompe esse fluxo quando houver, por exemplo, um período de chuvas forte capaz de encher esses mananciais sem a necessidade de se utilizar a água do São Francisco. Da mesma forma, a estação libera água modulando a quantidade, dependendo do período de estiagem.
Chegando ao açude de Poções, a água seguirá para o reservatório de Camalaú. Segundo a previsão dos engenheiros que atuam na obra, a água deve chegar ao açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), que abastece Campina Grande e mais 18 municípios da região do Piemonte da Borborema, entre 30 e 45 dias.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) agendou para este mês uma visita a Pernambuco e Paraíba para ver de perto o projeto da transposição. O senador Humberto Costa (PT), líder da oposição no Senado, anunciou que o petista irá visitar as cidades de Sertânia (PE) e Monteiro para encontrar o povo beneficiado com a obra que, segundo o parlamentar, foi iniciada no segundo mandato de Lula.
Internautas registraram o teste no final da tarde desta quinta, durante a passagem da água por Monteiro, e postaram imagens e vídeos nas redes sociais. Confira abaixo:






Fonte Portal Correio