sexta-feira, 17 de março de 2017

Bate-boca entre parlamentares faz presidente encerrar Sessão na Câmara de Piancó por falta do Decoro Parlamentar


Na noite desta quinta-feira (16) a Câmara de Vereadores de Piancó debatia assuntos referentes a comunidade, e uma galeria lotada de curiosos, dava atenção aos pronunciamentos dos parlamentares mirins, até que voltaram para assuntos político-partidários onde envolve administrações passada e atual. Pelo rádio, a Sessão era transmitida, e chegava até às residências de muitos cidadãos, quando um parlamentar que faz Oposição ao prefeito Daniel Galdino (PSD), provocou quando do uso da Tribuna, o líder do prefeito... Era o líder da Oposição citando o líder do prefeito.

Sem medir as palavras quando da sua fala diante da Tribuna, o parlamentar que representa a Oposição, fez uma comparação precipitada, sem pensar antes de falar, dando a entender que o líder do atual prefeito tinha uma conduta duvidosa (quem estava presente ou ouviu pelo rádio sabe qual foi a interpretação). Apesar de tentar se explicar, os ânimos já estavam acirrados e isso irritou o parlamentar situacionista que levou a fala do vereador oposicionista, a uma interpretação que mexia no seu brio de cidadão, casado, homem de família. O parlamentar líder do prefeito pediu ao presidente da Casa que fosse constado em Ata as palavras do vereador da Oposição e alegou que aquele comentário feria o Decoro Parlamentar.


Sem adentrar no mérito e lamentando que tais questões tenham assumido posição de destaque no debate político, ao invés da necessária discussão de projetos e planos para o desenvolvimento municipal e redução de problemas sociais, cumpre discutir o cerne comum: o que é Decoro Parlamentar? "É a conduta individual exemplar que se espera ser adotada pelos políticos, representantes eleitos de sua sociedade". O decoro parlamentar está descrito no Regimento Interno de cada casa legislativa. A definição é importante, porque o procedimento incompatível com o decoro parlamentar pode acarretar a perda do mandato do Vereador. Assim, somente após a delimitação do conceito é que se saberá em quais casos pode haver a perda do mandato.


O fato é que a Sessão foi encerrada e as discussões entre os dois parlamentares (que por questões éticas, esta Redação não citará nomes, a fim de que nenhum venha pedir Direito de Resposta, a respeito da matéria em questão) transpôs os limites da Casa e foi até a rua, enodoando a imagem daquele recinto público que serve para discutir os problemas concernentes à sociedade piancoense.


A população espera que o Presidente da Câmara Municipal de Piancó faça valer as leis que regem o Poder Legislativo e puna de direito a quem faltou com o decoro parlamentar e que seja feito um pedido de desculpas, verbal, na próxima Sessão Legislativa, à população piancoense.


Diante da problemática exposta resumidamente acima, passa-se a palavra aos senhores parlamentares.
OBlogdePianco.com.br