segunda-feira, 13 de março de 2017

Açude começa a encher após receber mais de 100 mil m³ das águas da Transposição


As águas da Transposição do Rio São Francisco chegaram à Paraíba na última semana e já começam a encher os açudes. Na cidade de Monteiro, no Cariri paraibano, o açude de Poções, primeiro reservatório a receber água vinda do Rio São Francisco no Estado, começa a encher.

De acordo com dados divulgados neste domingo (12) pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), o açude já aumentou em mais de 100 mil metros cúbicos o volume de água no reservatório em apenas 48h.

O reservatório, que tem capacidade máxima de 29,8 milhões de m³, já está com 382.938 m³, o que corresponde a 1,3% de sua capacidade de armazenamento. Apesar do aumento considerável, o reservatório ainda é considerado em situação crítica, quadro que deve ser revertido em breve.

Antes da chegada das águas, o Açude de Poções estava com apenas 251,4 mil metros cúbicos de armazenamento, o equivalente a 0,8% do da sua capacidade. Após deixar o Açude de Poções, a água seguirá para o Reservatório de Camalaú.

Conforme a previsão dos engenheiros que atuam na obra, a água deve chegar ao Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), que abastece Campina Grande e mais 18 municípios da Região da Borborema, entre 30 e 45 dias.

Na tarde da última sexta-feira (10), o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, na solenidade oficial da chegada das águas do Rio São Francisco à Paraíba, agradeceu ao trabalho desenvolvido pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) em favor do Projeto de Integração e Transposição das Águas do Rio São Francisco que, na Paraíba, vai levar água às torneiras de cerca de um milhão de paraibanos (33 mil só na cidade de Monteiro).



Fonte clickpb