quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Presidente da Câmara Pedro Areliano, vice-prefeito Edvaldo Leite de Caldas , ex-vereador e funcionário da CAGEPA Francisco Ferreira da Silva (Souzinha), foram até a cidade de Olho d’Água participar de uma audiência pública

O presidente da Câmara Municipal de Piancó, Pedro Aureliano da Silva, acompanhado do vice-prefeito Edvaldo Leite de Caldas e do ex-vereador e funcionário da CAGEPA Francisco Ferreira da Silva (Souzinha), foram até a cidade de Olho d'Água participar de uma audiência pública com o propósito de discutir uma solução emergencial de transferência de água do açude Jenipapeiro (Buiú) para o abastecimento da cidade de Piancó que encontra-se em estado de colapso, faltando água em toda a cidade.

Na ocasião, pretendia-se ouvir as explicações do Gerente de Fiscalização da AESA Dr. Pedro Crisóstomo Alves Freire, Gerente Regional da AESA Dr. Mozart Marques Dantas Jr. e do técnico Altamiro de Malta, acerca dos procedimentos a serem adotados e como isso não traria prejuízo no abastecimento de Olho d'Água. Lamentavelmente, foi organizado um protesto não muito respeitoso da população, e que com gritos e carro de som, inviabilizaram a realização da audiência, ficando assim em suspenso as explicações que seriam transmitidas pelos técnicos da AESA.


A população chegou mesmo ao extremo de interditar com fogo a saída da cidade, condicionando a liberação ao fechamento total da comporta do açude, o que foi feito para a contenção dos populares. Impossibilitado de falar na cidade, o Dr. Pedro Freire usou os microfones da Rádio Cidade de Piancó para transmitir as explicações ao povo, conscientizando que o momento é de crise sim, mas que precisamos ser racionais e menos egoístas, e que a AESA busca sempre a melhor e a mais racional solução para que ninguém fique desassistido, todo o país enfrenta hoje uma crise hídrica, e o que se propõe é que se destine a quantidade de água que seria evaporada do açude Jenipapeiro.

É mister pensar no abastecimento humano, diante do que se apresenta nesse momento, a AESA não medirá esforços para solucionar o problema, e não pretende prejudicar a população da cidade onde está situado o açude, disse o Dr. Pedro. Espera-se que até o fim da semana alguma atitude seja tomada em caráter de emergência para sanar ao menos por enquanto a falta de água que assola a cidade de Piancó, onde todos estão empenhados nessa empreitada, na luta pela água.
Vale do Piancó - Piancó - PB/CMP/Fotos/Aurea Cristina.