segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Polícia Civil investiga excessos na abordagem em morte de adolescente em São Bento


Várias perícias foram solicitadas pela delegacia para identificar se ocorreram excessos na abordagem da Polícia Militar. Há um clima de revolta na cidade pela morte do adolescente.


A Polícia Civil de São Bento, na região do Sertão, está investigando uma possível abordagem inadequada da Polícia Militar a dois jovens na noite desta sexta-feira (7), que resultou na morte do adolescente Roosevelt Linhares Dutra, 15, por volta das 22h30. A abordagem foi realizada por um tenente, um sargento e um soldado que estavam de plantão na 3º Companhia do 12º Batalhão PM. Os militares alegam que depois de uma perseguição, eles foram vítimas de disparos e reagiram. Segundo o delegado Homero Perazzo, várias perícias foram solicitadas e serão fundamentais para identificar se ocorreram excessos.

As informações levantadas até o momento pela Polícia Civil indicam que Roosevelt e um outro jovem estavam numa moto, no Centro de São Bento, quando uma guarnição da Polícia Militar integrada pelo Tenente Rizzardo, o Sargento Gomes e o soldado Figueiredo, tentou realizar uma abordagem e eles fugiram, sendo iniciada uma perseguição.

Já fora da zona urbana, a dupla teria começado a atirar na guarnição da PM, que revidou. Segundo o delegado Homero, os jovens teriam abandonado a moto e tentado fugir a pé, quando Roosevelt foi atingido por um tiro no abdome. Ele foi socorrido para o hospital da cidade e faleceu no local. Os militares encontraram a moto e a há cerca de 40 metros um revolver calibre 38 com seis munições, sendo quatro deflagradas.

As suspeitas de excessos por parte da Polícia Militar na abordagem foram levantadas inicialmente por familiares de Roosevelt e o delegado Homero Perazzo confirma que existe um clima de revolta na cidade pela morte. “Fazemos questão de informar a sociedade que estamos apurando, independente de qualquer coorporativismo. O caso é delicado, mas estamos investigando. Já ouvimos várias pessoas. As perícias que solicitamos serão fundamentais para descobrirmos a verdade”, explicou.

A reportagem do Portal do Jornal da Paraíba tentou ouvir os militares envolvidos na ação, na 3º Companhia de Polícia do 12º Batalhão, mas eles não foram localizados. O comandante, o capitão Ismael Lima também não foi encontrado.

Roosevelt nunca tinha sido apreendido pela PM, nem respondia a qualquer processo judicial. Até o final da manhã deste sábado familiares e amigos ainda aguardavam a chegada de seu corpo a São Bento para realizar o sepultamento. O corpo do adolescente havia sido levado para o Núcleo de Medicina e Odontologia Legal de Patos.


RELEMBRE O CASO

Adolescente de 14 anos morre após ser baleado durante perseguição policial na cidade de São Bento




Fonte Jornal da Paraíba