sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Câmara Municipal realiza a primeira Sessão Ordinária após o recesso


O presidente Pedro Aureliano Da Silva abre os trabalhos da Sessão Ordinária, a vereadora Paula leu a ordem do dia e em seguida foi executado o hino do município. Nas breves comunicações, o vereador Neguinho Marinheiro leu relatório de proposituras do deputado Tovar Correia Lima em benefício da população piancoense.
Alguns assuntos que foram discutidos na tribuna:

O vereador Pádua Leite fez a chamada dos vereadores, e é iniciada a ordem do dia, Pádua discutiu projeto de sua autoria que dispõe sobre as comissões parlamentares de inquérito instauradas no âmbito da Câmara Municipal de Piancó. O projeto de lei foi aprovado pelos pares presentes.

O vereador Pádua falou sobre a cobrança da população acerca do problema da falta de água aos vereadores, e lembra que a população se encontra apática na luta, lembra de um movimento que organizou em 2012, e poucas pessoas compareceram.

O vereador Neguinho Marinheiro disse que desde 2005, que cobra das autoridades soluções relacionadas ao problema da falta de água, hoje como vereador faz requerimentos cobrando uma adutora para o município. Fala a respeito do Conselho Tutelar, que está precisando de um apoio efetivo do poder executivo. Pede ao prefeito Lei que regulamente a profissão de condutor de ambulância, e falou ainda sobre a questão do PSF inacabado do Sítio Bom Jesus, pedindo informações acerca dos recursos destinados para a construção do PSF.

Neguinho Marinheiro discutiu projeto de sua autoria que cria um Programa Municipal de Combate à Seca, com ações do município em parceria com o Governo Federal e outras organizações para amenizar os efeitos da seca que há muito assola o município e o sertão. O vereador Neguinho Marinheiro falou ainda sobre o desempenho do atual diretor do Hospital Regional Wenceslau Lopes e que merece com justiça moção de aplauso.

O presidente Pedro Aureliano Da Silva usa a palavra e falou sobre a questão da falta de água, e pede paciência à população que as providências estão sendo tomadas para sanar o problema da forma mais rápida e eficaz.

O ativista cultural Chico Jó usou a tribuna do povo, acompanhado do Grupo Evolução, leu o Manifesto de Apelo de apoio ao filme Quem foi que Disse, que foi entregue ao presidente da Casa.


O secretário de Cultura e Turismo de Piancó, João Leite, usou a tribuna disse da importância da promoção da cultura, o quanto a cultura engloba todas as formas de linguagem e que é preciso saber disso para que seja ensinado a todas as gerações desde a mais tenra idade. Enfatizou que não se faz cultura com política, e sim, se faz política com cultura. Agradeceu aos vereadores pelo Projeto de Lei que fez possível a reativação do Centro Cultural Zenaide Brasilino.

O vereador Pádua Leite pediu aprovação dos vereadores para o requerimento que pede providências ao DNIT no sentido de implantar redutores de velocidade em trechos urbanos da rodovia BR 361, haja vista o grande número de acidentes ocorridos nestes trechos, inclusive com vítimas fatais, o que aconteceu na manhã desta quinta - feira 13/08, onde um cidadão morreu vítima de atropelamento.

O vereador Pádua Leite discutiu o requerimento do vereador Neguinho e parabeniza-o pela iniciativa, mas se sente no dever de fazer justiça ao governador Ricardo Coutinho, que já destinou ordem de serviço para a construção da adutora, e que ainda não se fez a obra por problemas na licitação, mas os recursos estão garantidos. O vereador Pádua Leite discutiu a não realização de festas no período em que a cidade estiver atravessando situações de calamidade, cita a seca que atravessamos e que é incompatível com gastos nessa área. Projeto aprovado pelos vereadores presentes.

O vereador Neguinho Marinheiro discutiu o requerimento de sua autoria solicitando do Governo do Estado uma adutora de engate rápido que solucionaria permanentemente a questão do abastecimento de água em nossa cidade. Cobrou ação do governo, já que a promessa existe e ainda não foi cumprida.

A Vereadora Erilene Alves apresentou o Projeto Decreto Legislativo que concede o Título de Cidadão Piancoense ao radialista Antonio Malvino Neto, leu a sua biografia e pediu a aprovação dos seus pares, e disse que pelas suas qualidades e seus serviços prestados merece receber essa homenagem.

A próxima Sessão Ordinária será realizada no dia 20/08/2015.

Fonte: Vale do Piancó - Piancó - PB/Assessoria CMP.