quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Na tentativa de encontrar água, Rio Piancó é escavado, em Boa Ventura (PB)...

A que ponto chegará a procura por água nas pequenas cidades que compõem a microrregião do Vale do Piancó? Esta pergunta é um pouco difícil de ser respondida, porém, nos dias de hoje, já podemos enxergar que a situação é de fato assustadora.

Final de tarde de segunda-feira (24/08), uma maquina retro-escavadeira fez várias escavações no leito do Rio Piancó, no município de Boa Ventura, e a tentativa era encontrar um dos bens mais preciosos da humanidade, a água.


Após muito esforço e persistência, o condutor do equipamento, conseguiu extrair um pouco da água que resta em baixo da areia, fazendo uma vala que dá acesso ao poço de captação da Cagepa Local, porém as não é suficiente para o abastecimento da comunidade.

Várias cidades do Vale do Piancó, a exemplo de Diamante, Boa Ventura e Piancó, estão sem o fornecimento d’água há pelo menos 90 dias.

As alternativas tem sido comprar água ou perfurar poços artesianos, porém, sabe-se que os lençóis freáticos são outras preocupações que as comunidades deverão enfrenta.

Agricultores mais experientes com a variação climática, acreditam que para o mês de setembro, deve chover em alguns setores da região.



Do DiamanteOnline