sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Alunos do Prima são selecionados para apresentar concertos de circuito nacional na Paraíba

Os alunos do Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima) realizam os últimos ensaios para a apresentação de três concertos que integram o VI Circuito BNDES Musica Brasilis na Paraíba.
As apresentações do “Música Doce Música” acontecerão a partir deste sábado (29), em João Pessoa. Na segunda-feira (31), será em Cabedelo, e na terça-feira (1º), em Campina Grande. O projeto do Musica Brasilis tem como objetivo homenagear repertórios genuinamente brasileiros. O VI Circuito BNDES Musica Brasilis já passou pela Feira Literária de Paraty (Flip) e contemplará, além da Paraíba, cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Juiz de Fora (Minas Gerais).

O maestro Alex Klein comemorou a escolha da Orquestra do Prima para executar o VI Circuito BNDES Musica Brasilis na Paraíba. “Esse projeto do Musica Brasilis, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social [BNDES], tem sido realizado em grandes centros produtores de cultura, como São Paulo e Rio de Janeiro. Então, é com muito orgulho que recebemos a responsabilidade de nossos alunos executarem músicas que, mesmo estando entre o clássico e o popular, têm um grau de complexidade altíssimo”, disse. “Além do mais, fomos escolhidos por um público exigente e temos a absoluta certeza de que vamos atender às expectativas”, prosseguiu.

Idealizado e dirigido pela cravista e pesquisadora Rosana Lanzelotte, o circuito chega à Paraíba com o programa Villa e Villani, contemplando peças de Heitor Villa-Lobos e Edmundo Villani-Côrtes. “Para a execução dessas peças, nós vamos contar com 17 alunos e 13 professores, além de quatro artistas convidados. Todos vêm ensaiando com afinco para apresentar um espetáculo de excelente qualidade. São alunos de polos como Bairro dos Novais, Mandacaru, Cabedelo e Cajazeiras”, acrescentou Alex Klein.

Conquistas – Desenvolvido pelo Governo do Estado desde 2012, em áreas carentes da Paraíba, o Prima tem na música o diferencial para o processo de inclusão. Atualmente, o Projeto é realizado em mais de dez municípios paraibanos e atende a mais de 1,2 mil alunos, quase todos da rede estadual de ensino.

A mais recente conquista do Prima foi ser escolhido como modelo de inovação para a educação brasileira pelo Movimento Mapa Educação entre 170 projetos inscritos. “É uma feliz coincidência termos o concerto do Prima no sábado e, ao mesmo tempo, dois representantes em Brasília apresentando uma conferência sobre a metodologia e filosofia do Projeto para líderes educacionais, políticos e empresários ao lado de cidades como Novo Hamburgo, Porto Alegre e Taboão da Serra. A escolha do Prima dentro dos quatro projetos com direito a conferência significa que ele apresenta o potencial de ser desenvolvido em outros estados e cidades brasileiras”, destacou Alex Klein.

Credibilidade e reconhecimento – O maestro Alex Klein ressaltou que o Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes tem investido, de forma notória, no processo de inclusão social de centenas de jovens, que encontraram na música uma maneira de promover a cidadania e, assim, superar as adversidades sociais.

Para o gestor do Prima, a aposta na cidadania é um dos motivos que têm feito com que o Projeto seja reconhecido como uma política com capacidade de transformar a realidade. “Não há dúvidas de que é a força da inclusão social que tem feito com que este projeto tenha conquistado respeito de músicos de renome, como o Fábio Zanon, um dos maiores violonistas da música erudita brasileira contemporânea, ou de outras personalidades, como o solista de piano norte-americano Blair McMillen, que tocou com o Prima por meio de uma parceria com o consulado dos Estados Unidos recentemente”, finalizou.


Concertos Música Doce Música

João Pessoa

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira – Espaço Cultural

Data: 29/8

Horário: 17h

Cabedelo

Local: Teatro Santa Catarina

Data: 31/8

Horário: 18h

Campina Grande

Local: Teatro Municipal Severino Cabral, Campina Grande

Data: 1/9

Horário: 19h

Fonte: www.paraiba.pb.gov.br
Postado por Hosmá Passos.