sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Governo do Estado participa de debate sobre Redes de Saúde

O Governo do Estado participou, nessa quinta-feira (27), do debate A produção do Cuidado nas Redes de Saúde. O evento foi realizado no auditório do Centro de Ciências da Saúde, na Universidade Federal da Paraíba, e contou com a participação da secretária Executiva de Estado da Saúde, Maura Sobreira; do professor da Universidade Federal Fluminense, Túlio Franco; além de profissionais e gestores da saúde, alunos e professores da UFPB.

Os debatedores abordaram o processo de construção e funcionamento da rede de cuidados de saúde, produção de cuidados na rede, entre outros. Maura Sobreira apresentou um painel da rede de cuidados na Paraíba e agradeceu a oportunidade de debater o assunto. “É uma alegria estar fazendo esse debate aqui na UFPB, instituição em que fiz minha formação, e ter a possibilidade de conversar sobre como produzir sentido, produzir cuidado dentro das Redes de Atenção à Saúde”, disse.

De acordo com Maura, o Governo do Estado se coloca na perspectiva de construir novos desenhos e repensar o modelo de atenção à saúde. “Quando a gente fala de Rede de Atenção a Saúde, a gente também precisa olhar para o modo de se produzir o cuidado, e aí a gente precisa também estar reinventando nossas práticas, refletindo sobre a produção de cuidado no serviço de saúde como um todo”, falou Maura.

O professor da UFF, Túlio Franco ressaltou que é no cotidiano que percebemos o funcionamento do serviço de saúde. “É no dia a dia das unidades de saúde que conseguimos perceber o funcionamento, a condição que esses serviços têm e as respostas que eles dão às necessidades das pessoas. Esse tema das redes nos intriga há muito tempo, e foi com esse exercício de acompanhamento de redes, das equipes de saúde da família, acompanhando o funcionamento das unidades de saúde, que nós observamos a atividade cotidiana de uma unidade e percebemos que para o funcionamento adequado é necessário o trabalho de toda uma rede de cuidados, funcionando intensamente para garantir a saúde da população”, explicou Túlio.

A secretária executiva de Saúde da Paraíba lembrou que, desde 2011, o Governo do Estado vem rediscutindo o desenho de região de saúde. “Quando falamos de rede, também estamos falando em estrutura operacional, em ter diferentes serviços com densidades tecnológicas diferentes, estruturas de transporte seguro, estratégias de regulação. É preciso uma estrutura operacional que realmente garanta o acesso, a funcionalidade, a partir da ênfase na organização do serviço de saúde”, disse.

Maura Sobreira ressaltou que a Paraíba conta com 33 hospitais estaduais. “O número de hospitais estaduais aqui na Paraíba é superior ao número de hospitais, por exemplo, no estado do Rio de Janeiro. O Governo do Estado vem repensando e trabalhando o contexto de resgate à saúde, revendo também o modelo de atenção que vinha sendo trabalhado na Paraíba. Contamos hoje com a segunda maior cobertura de Rede de Atenção Básica do país, com 94,7% de abrangência. Entendemos que a saúde da família é uma estratégia que precisa ser compreendida e operacionalizada não só pelo município. É de responsabilidade do Estado e do Governo Federal fortalecer a Atenção Básica, para que realmente a gente tenha territórios mais saudáveis, produtores de saúde”, concluiu Maura Sobreira.

Fonte: www.paraiba.pb.gov.br
Postado por Hosmá Passos.