sábado, 30 de agosto de 2014

Programa contra drogas da PM forma alunos de Itaporanga, Conceição e mais duas cidades



Evento foi realizado na manhã desta sexta em Itaporang

Por Assessoria do 13º Batalhão - Policiais, professores, pais, alunos e autoridades compareceram na manhã desta sexta-feira, 29, à cerimônia de formatura do 1º semestre do Programa Educacional de Resistencia às Drogas (Proerd), da Polícia Militar da Paraíba. A solenidade foi realizada no ginásio poliesportivo “O Madrugão”, em Itaporanga.


Na ocasião, foram formados 222 estudantes de escolas da rede pública estadual das cidades de Itaporanga, Conceição, Boa Ventura e Pedra Branca. O objetivo do programa, que já atua há onze anos no Vale, é transmitir aos estudantes uma mensagem de valorização à vida e da importância de manter-se longe das drogas e da violência.

Somente entre 2013 e 2014, o Proerd do 13º BPM formou cerca de 1200 alunos e a meta é formar, ainda este ano, mais 500 alunos.

Entre as autoridades presentes, o Major Jurandy, comandante do 13º batalhão; Maria do Carmo Lima Bezerra, gerente da 7ª Gerência Regional de Educação; Welton Tomaz, chefe de Gabinete da Prefeitura de Itaporanga; Vanúcia Gomes, chefe da NAGE; e Francinete Epaminondas, educadora de Pedra Branca; além de Josilene Brito, secretária municipal de Educação.

De acordo com o sargento Januário, que está há onze anos na coordenação do programa, a avaliação é bastante positiva e a pretensão é expandir ainda mais o projeto na região.“Estamos felizes com a realização deste trabalho que tem como finalidade combater as drogas”, disse ele.

Para o comandante do 13º BPM, Major Jurandy, o Proerd tem surtido efeito e funciona com um projeto preventivo e social, que colabora na formação de futuros cidadãos de bem.

“Para se evitar as drogas é necessário investir na prevenção, com conhecimento e informação. Informamos as crianças a distância que elas precisam ter das drogas. Colocamos de forma precisa e direta o mal que causa os vícios. Não só o aluno leva isso, como a família, os pais, amigos, a comunidade”, disse o major.

Durante a solenidade, ocorreu ainda a apresentação de um grupo de Carimbó, da cidade de Diamante, e uma peça teatral foi apresentada por alunos do colégio local Terezinha Gomes. Houve ainda sorteio de brindes e a entrega de certificado “Amigo do Proerd” à senhora Maria do Carmo Lima Bezerra. Foto: após solenidade, policiais e alunos se reúnem em uma foto.