sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Moradores do Vale vão pagar mais caro por energia elétrica a partir dessa quinta



Reajuste supera os 20%

Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - Os consumidores residenciais e comerciais de energia elétrica dos 20 municípios do Vale terão reajuste de 20,83% na sua conta a partir dessa quinta-feira, 28. O aumento foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nessa terça-feira, 26, por solicitação da Energisa.
Para os consumidores de baixa tensão, que inclui unidades rurais, serviços públicos e moradores de baixa renda, o reajuste será de 21,43%. Já o maior percentual de aumento foi para os consumidores de alta tensão, que pagarão 22,75% a mais do que desembolsam atualmente. Nessa última categoria se encontram os grandes consumidores, como empresas.

De acordo com a Aneel, foi decisivo para o percentual de reajuste a compra emergencial de energia, por parte da Energisa, junto às termelétricas devido ao baixo nível de água das hidrelétricas, que produzem energia a um custo menor.

Além dos municípios do Vale, outros 196 municípios da Paraíba sofrerão reajuste. Os municípios de Boa Vista, Campina Grande, Fagundes, Lagoa Seca, Massaranduba e Queimadas, que são cobertos pela Energisa Borborema, não terão reajuste porque a revisão tarifária da companhia é aprovada em fevereiro. Também não sofrerão reajuste os moradores de Pedras de Fogo, que consomem a energia fornecida pela Cespe, do vizinho estado de Pernambuco.

Segundo ainda a Aneel, o aumento é calculado a partir da variação de custos que a Energisa teve ao longo do ano, como custos de distribuição com aumento medido pelo IGP-M e custos que não acompanham o índice inflacionário, a exemplo da compra de energia. O reajuste da energia elétrica na Paraíba poderia ter sido ainda maior neste mês, caso a Aneel tivesse aprovado o aumento inicial de 27,23% proposto pela Energisa.