sábado, 16 de agosto de 2014

Professores do Vale podem se inscrever em prêmio que reconhece trabalhos educacionais



Prazo vai até o dia 15 do próximo mês

Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - Os professores da educação básica que lecionam na rede pública do Vale têm uma grande oportunidade para verem seus trabalhos educacionais em sala de aula reconhecidos nacionalmente e ainda receberem um bom dinheiro como premiação. É que ainda estão abertas as inscrições do Prêmio Professores do Brasil 2014, um incentivo aos docentes brasileiros instituído pelo Ministério da Educação (MEC) há oito anos.
Os interessados em participar têm até o dia 15 do próximo mês de setembro para efetuarem as inscrições, que estão abertas desde o dia 2 de junho passado.

As inscrições são gratuitas e feitas, exclusivamente, pelo sítio http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/?p=5. Para se inscrever, o professor deve responder a questões relacionadas ao seu trabalho inovador em sala de aula, tais quais como sua organização; como foi a participação dos alunos ao seu projeto; quais foram as etapas do trabalho e como foi feita a avaliação.

No sítio eletrônico também é possível todas as informações sobre o prêmio, que está na sua oitava edição, e “objetiva reconhecer o mérito de professores pela contribuição dada à melhoria da qualidade da educação básica por meio do desenvolvimento de experiências pedagógicas bem sucedidas”, segundo pontua o regulamento.

Os projetos enviados passarão por uma avaliação e, os que forem selecionados por uma comissão julgadora, serão premiados. “Os professores responsáveis pelas experiências selecionadas pela Comissão Julgadora Nacional, independentemente de sua região e da categoria a que concorrem, receberão a importância de R$ 6.000,00 (seis mil reais), além de troféu e certificados expedidos pelas instituições promotoras do Prêmio. Já o vencedor de cada uma das oito subcategorias será conhecido na Cerimônia de Premiação do concurso e fará jus a um prêmio extra de R$ 5.000,00 (cinco mil reais)”, segundo enfatiza o MEC.

As escolas nas quais foram desenvolvidas as experiências selecionadas serão premiadas com placa comemorativa fornecida pelos parceiros do MEC no prêmio. Além disso, “os professores, diretores ou representantes das escolas premiadas têm participação assegurada em um seminário ou cerimônia de premiação com passagens, alimentação e hospedagem custeadas pelas instituições promotoras do prêmio” em cidade não divulgada no regulamento, mas, possivelmente, Brasília.

Resultado – A divulgação oficial do resultado final do Prêmio Professores do Brasil ocorrerá em novembro deste ano, a cargo da Secretaria de Educação Básica do MEC, por meio de publicação no Diário Oficial da União e nos sítios eletrônicos das instituições promotoras do prêmio.