quarta-feira, 13 de agosto de 2014

MP investiga nepotismo e contratações ilegais no Sertão. Confira!


O Ministério Público da Paraíba (MPPB) abriu dois inquéritos civis públicos para apurar denúncias de nepotismo e contratação de servidores sem concurso público no município de Passagem, na Região de Patos, no Sertão.

O alvo das investigações iniciadas pela promotora Carmem Eleonora da Silva Perazzo é o prefeito Magno Silva Martins.

No primeiro inquérito, a representante do MP vai “apurar a existência de indícios de nepotismo e desobediência à Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal (STF) pelo prefeito “que nomeou a esposa (Rosângela Ferreira do Nascimento) como secretária de Saúde, o irmão (Alexandre Silva Martins) como secretário de Finanças e o outro irmão (Tiago Martins Ferreira) como secretário adjunto de Turismo”.

De acordo com a Súmula nº 13 , “a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal”.

Carmem Perazzo vai notificar esta semana o prefeito Magno Silva para se explicar sobre as nomeações e analisar a folha de pessoal da prefeitura.

No final das investigações, a promotora decidirá se vai denunciar Magno à Justiça.

Sem Concurso

Em outro inquérito, a promotora Carmem Perazzo vai “apurar a denúncia de que a Prefeitura Municipal de Passagem realizou, no ano de 2013, 21 contratações de temporários para prestação de serviços por excepcional interesse público, na área de saúde”.

Os servidores ainda continuam na prefeitura, que ignorou a realização de concurso público.

Assessor vê irregularidades nos contratos

O assessor jurídico do município de Passagem, Heber Tiburtino Leite, disse que respeita o trabalho da representante do Ministério Público da Paraíba, mas não vê ilegalidade no fato de o prefeito Magno Silva (PMDB) nomear a esposa, Rosângela Ferreira, para a Secretaria de Saúde, bem como os irmãos Alexandre Silva, para a pasta de Finanças, e Tiago Martins para o posto de secretário adjunto de Turismo”.

“Os cargos de secretário são em comissão e políticos. A esposa do prefeito é presidente municipal do PMDB e os irmãos dele também são filiados ao partido. Todos foram indicados pelo PMDB. Além da indicação partidária, o prefeito levou em consideração a competência técnica dos auxiliares. Os atos são legais”, explicou. Ele ainda citou que, em várias prefeituras da Paraíba, há parentes dos gestores atuando como secretários, a exemplo de Patos, onde está sediada a comarca à qual pertence Passagem.

Heber ainda justificou que os secretários recebem os menores salários comparando aos municípios do porte de Passagem. “O secretário recebe dois mil reais por mês e trabalha mais de oito horas por dia, enquanto o prefeito tem um salário de oito mil reais mensais”, afirmou o assessor jurídico. Ele lembrou que Magno Silva recebeu a prefeitura 'atolada' em dívidas com salários atrasados e a frota de carros sucateada. Segundo Heber, a prefeitura já adquiriu 24 veículos e colocou a folha em dia, pagando aos servidores dentro do mês trabalho.

Concurso

Em relação à contratação de prestadores de serviços, o assessor jurídico disse que foi uma necessidade na Saúde, mas que no mês de janeiro de 2015 a prefeitura de Passagem vai publicar edital do concurso público, a fim de preencher vagas no município em várias áreas.

Fonte: JPB