quinta-feira, 15 de maio de 2014

Prefeituras do Vale têm até essa quinta para aderirem ao programa Saúde na Escola



Último prazo dado pelo Ministério da Saúde

Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - As Prefeituras do Vale que ainda não aderiram ao Programa Saúde na Escola (PSE) têm até essa quinta-feira, 15, para fazer sua adesão. A nova oportunidade está sendo dada pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde (MS), que decidiu prorrogar o prazo de adesão, que anteriormente terminava no dia 25 do mês passado.
Com a prorrogação, o Governo Federal almeja que as secretarias municipais de saúde e educação de todo o país possam incluir as escolas públicas, creches e pré-escolas no programa, “garantindo a continuidade nas unidades que participaram no ano passado e promovendo inclusão de novas instituições de ensino”, segundo informa o MS.

De acordo ainda com o MS, “o Saúde na Escola envolve ações diversas que avaliam as condições de saúde dos alunos, promovem da importância dos cuidados e da prevenção de doenças e ainda capacitam as equipes técnicas que acompanham crianças e jovens. Entre elas, se destacam a avaliação antropométrica, da saúde bucal e ocular e da situação vacinal, informações sobre direito sexual e reprodutivo, prevenção de doenças e de consumo de drogas. As prefeituras que aderem ao programa recebem recursos do Ministério da Saúde para execução das atividades”.

Para aderir ao Saúde na Escola, o gestor municipal deve acessar o Portal do Gestor da Atenção Básica do Ministério da Saúde, que pode ser aberto por meio do link http://dabsistemas.saude.gov.br/siste ... in.php?acesso_negado=true, e fazer a adesão do município.