domingo, 18 de maio de 2014

Ônibus tomba em rodovia e deixa mais de 20 mortos no Ceará. [FOTOS]


Um ônibus da empresa Princesa dos Inhamuns tombou às 8h45 da manhã deste domingo (18), no trecho urbano da BR- 020, no Km 304, no município de Canindé, a 115 Km de Fortaleza.Segundo a empresa, o ônibus saiu de Boa Viagem, interior do Ceará, às 7h e tinha a previsão de chegar a Fortaleza por volta das 11h10.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal do Ceará, os números totais de feridos e mortos só serão divulgados quando houver a confirmação oficial desses números. No início da tarde, a PRF afirmou que pelo menos 23 pessoas morreram.

Às 14h30 do domingo (18), o chefe de gabinete da Prefeitura de Canindé, Jander Silva, informou que 16 corpos foram levados para o IML de Canindé e outras duas vítimas morreram no hospital da cidade. No acidente, outros corpos ficaram mutilados e irreconhecíveis e, por isso, o IML da cidade estima em pelo menos 22 vítimas.

A PRF-CE informou que o acidente aconteceu no triângulo que dá acesso ao Centro da cidade. Os passageiros feridos foram levados para o hospital municipal e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Segundo a Secretaria de Saúde de Canindé, 15 pessoas foram transferidas para o Hospital Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza. Entre os sobreviventes do acidente, estão duas crianças e um bebê de oito meses que saíram ilesos.

Acidente
O motorista do ônibus também sobreviveu ao acidente. Ele informou à polícia que um motociclista que seguia à sua frente teria freado bruscamente. Na tentativa de evitar a colisão, o condutor perdeu o controle do ônibus e tombou. A polícia disse que o teste etilômetro foi realizado com o motorista do ônibus e deu negativo.

A linha do ônibus é Boa Viagem/Fortaleza e segundo o motorista 41 pessoas estavam dentro do ônibus. Sendo 39 passageiros pagantes, um funcionário e o motorista. Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) estiveram no local. O veículo já foi desvirado. Segundo a PRF-CE, há uma faixa da BR-020 interditada, mas o trânsito na região está fluindo, apesar do grande número de curiosos.

Em nota, a empresa Princesa dos Inhamuns lamentou o acidente r afirmou que " continua tomando todas as providências necessárias para o atendimento aos passageiros e aos familiares concedendo-lhes total apoio". A empresa não divulgou o número e a lista de passageiros do ônibus.

No início da tarde, o prefeito de Canindé, Francisco Celso Crisóstomo Secundino, publicou uma nota de pesar pelo grave acidente. Na nota, ele afirma que a prefeitura disponibilizou imediatamente todo o aparato necessário, incluindo ambulâncias e equipe médica, além de agentes da Guarda Municipal para garantirem a segurança no local. O prefeito também agradece a ajuda de voluntários durante o resgate.

A Defensoria Pública do Estado do Ceará informou que vai prestar assistência às famílias e vítimas do acidente. O supervisor do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas está em Caniné para realizar medidas administrativas, como liberação dos corpos. Segundo o defensor público Régis Gonçalves, a Defensoria Pública pode realizar uma ação civil pública para garantir o Direito Reparatório das vítimas, como seguro e indenizações.



Fonte: G1
fOTOS netcina