sexta-feira, 23 de maio de 2014

MEC estica prazo e gestores educacionais do Vale têm até final de junho para prestar contas

Os gestores educacionais dos municípios do Vale que ainda não prestaram contas dos recursos recebidos no ano passado, referentes ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), terão até o dia 30 de junho para fazê-lo.
O esticamento do prazo, que terminava no último dia 30 de abril, foi determinado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC).

A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 2 deste mês.

A prestação das contas do Pnae deverá ser feita por meio do Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC), que pode ser acessado por meio do https://www.fnde.gov.br/sigpc/login.seam.

O sistema é novo, e foi justamente por isso que o MEC resolveu ampliar por mais dois meses a prestação de contas, “visando não causar possíveis prejuízos aos entes federativos, que ainda estão em processo de adaptação à nova sistemática de prestação de contas dos programas do FNDE”.

Apesar de ainda ter 46 dias para a regularização da situação, o MEC alerta os gestores para não deixarem para a última hora a prestação contábil. O não cumprimento do prazo estabelecido para a prestação de contas implica na suspensão dos repasses financeiros do programa, fazendo com que o município fique impedido de receber transferências voluntárias da União.

O FNDE disponibiliza o telefone gratuito 0800-616161 para dúvidas que algum gestor queira tirar sobre a prestação de contas do Pnae.

Fonte: Folha do Vali/http://www.diamanteonline.com.br