sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Onze municípios do Vale se inscreveram no Mais Médicos, mas apenas um foi contemplado

Um único médico se interessou pela região e vai atuar em Catingueira

Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - Dos onze municípios da região que se inscreveram no Mais Médicos para o Brasil, apenas Catingueira foi contemplada nesta primeira seleção do programa federal, conforme lista final divulgada pelo Ministério da Saúde (MS) nessa terça-feira, 6. O município recebeu a confirmação de um médico interessado em trabalhar na atenção básica local, e começa a exercer suas funções a partir do dia 1º de setembro, segundo o MS.
Apesar de terem se cadastrado no programa, na expectativa de suprirem a necessidade por médico, dez municípios regionais não despertaram interesse de nenhum profissional de saúde neste primeiro ciclo de contratações. São eles: Aguiar, Boa Ventura, Conceição, Nova Olinda, Olho d’Água, Piancó, Santa Inês, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes e Serra Grande. Os demais municípios da região, incluindo Itaporanga e Coremas, não se inscreveram, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

A meta do Governo Federal é contratar, urgentemente, 10 mil médicos para atuarem na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). Segundo o MS, 938 médicos brasileiros confirmaram participação no programa nesta primeira seleção, dos quais 42 virão para a Paraíba, distribuídos em 24 municípios contemplados nesta etapa.

De acordo com o MS, 90 municípios paraibanos aderiram ao programa Mais Médicos para o Brasil, ou seja, 40,3% das cidades do estado. No entanto, dos 107 municípios considerados prioritários pelo Governo Federal, por não contarem com médicos em unidades básicas de saúde, apenas 85 confirmaram a solicitação de adesão.

MS irá pagar uma bolsa no valor de R$ 10 mil aos médicos do programa, além de ajuda de custo e do valor do contrato que firmarem com as Prefeituras, para atuarem durante três anos na “atenção básica à saúde em regiões pobres do Brasil, na periferia das grandes cidades e em municípios do interior”.

Médicos estrangeiros – “Se não houver número suficiente de médicos brasileiros interessados nas vagas restantes, o governo poderá contratar profissionais de outros países, mesmo sem a revalidação do diploma, desde que os profissionais sejam aprovados em um período de avaliação e treinamento em universidades brasileiras”, diz o MS.

Pacto pela Saúde – O programa Mais Médicos para o Brasil faz parte de um pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) lançado em julho deste ano pela presidenta Dilma Rousseff, que prevê, ainda, até o próximo ano, investimento em infraestrutura de hospitais e unidades de saúde na ordem de R$ 14 bilhões.

No dia 15 próximo será aberto o segundo mês de adesão ao programa para médicos e municípios que ainda não se inscreveram.