sábado, 10 de agosto de 2013

Funasa detecta 100% de coliformes em águas de açude de Coremas no Vale do Piancó e proíbe consumo humano

20130808152134Com 40,6% da capacidade normal, o açude de Coremas foi considerado impróprio para o consumo humano nessa quarta-feira (07). A análise da água foi feita pela Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), onde detectou 100% de coliformes em todas as amostras.

O açude que tem capacidade para acumular 720 milhões de metros cúbicos de água, sendo um dos maiores mananciais da Paraíba está inutilizado para o consumo, pois 26 municípios despejam esgotos com dejetos no reservatório.

Causa câncer:
Há, ainda, a constatação por outros estudos de alta incidência de câncer em habitantes da cidade. O prefeito da cidade, Antonio Lopes (PSDB), tem buscado apoio do governo do Estado, através da Cagepa, da Funasa e da bancada federal.

“A presença desse indicador sugere a presença de outros patógenos que podem provocar morbidade ou mortalidade, a exemplo do vírus (ex hepatite, encefalite), bactérias (ex:meningite, cólera) e protozoários (amebíase, giardíase, crptosporidiose) que são transmitidas pela água sendo mais grave para os grupos considerados de riscos, como os imunocomprometidos, crianças e idosos”. Diz parte do relatório da Funasa.

O prefeito explicou que tem procurado a Funasa e a Cagepa para estabelecer novas estratégias de tratamento e de educação ambiental e de saúde para as cidades vizinhas e as populações ribeirinhas. “Não podemos mais continuar com 26 municípios despejando dejetos de toda a natureza, inclusive esgotos sanitários contaminando a água”.


DIÁRIO DO SERTÃO com WSCOM