quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

[VEJAM O QUE DIZ QUEM ENTENDE DE EDUCAÇÃO] Graça Pinto, Diretora da escola municipal Maria Sinharinha de Azevedo em seu relato.

Gostaria de saber de quem entende o que é Educação, qual o requisito básico para se manter uma escola aberta. Embora eu não entenda nada ou quase nada do assunto penso que para uma escola funcionar precisa de alunos. Será correto manter uma escola aberta com alunos de idade e séries diferentes estudando na mesma sala de aula? Ex 1º, 2º e 3º ano. Estamos no século XXI. Precisamos ser responsáveis, não é por ter um prédio bonito que tem que funcionar, precisamos de alunos e para quem não conhece a população de Santana sugiro fazer uma pesquisa no IBGE ou conversar com os agentes de saúde eles melhor que ninguém sabem que diminuiu o número de crianças. 

Ex. Em 2012 numa comunidade de 181 e uma famílias nasceu apenas uma criança. E a previsão para 2014 será apenas um nascimento. Portanto o fechamento de escolas será um processo de ordem natural que não depende de gestores ou siglas Partidárias. Será que os alunos da zona rural merecem o mesmo respeito que os da zona urbana, ou seja, um professor por turma para alcançarmos uma educação pública de qualidade? Ouvi o depoimento de uma mãe da zona rural que veio fazer a matrícula do filho no 4º ano e pediu-me humildemente que ensinasse seu filho a ler e escrever. E sabem porquê? Ele estudava em uma escola que tinha uma só professora ensinando do Jardim ao 5º ano, só em junho é que A ESCOLA PASSOU A TER DUAS PROFESSORAS. Uma passou a ensinar do jardim ao 1º ano e a outra 2º, 3º; 4º e 5º. Quem perdeu com isso? Diretor de escola ou alunos?


FONTE: FACE BOOK / GRAÇA PINTO/POSTADO POR BLOG PALESTINA ONLINE (WABA)