domingo, 3 de fevereiro de 2013

INSS muda regra para novos pedidos do auxílio-doença; vereador de Ibiara cobra perito para Itaporanga. Confira!

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou neste sábado (02) novas mudanças na regra para a concessão do auxílio-doença, que afeta diretamente o agendamento da perícia.  A partir de agora, quem tiver um pedido de auxílio negado pelo perito não poderá agendar novo exame antes de 30 dias. 

A diretora de Saúde do Trabalhador do INSS, Verusa Guedes, explica que a medida pretende ampliar “as verdadeiras perícias iniciais”, priorizando o segurado que ainda não foi examinado. 

Isso não quer dizer, no entanto, que o segurado que não concordar com o resultado do exame não possa passar novamente pelo perito. 

O que muda, na prática, é o tipo do pedido. Ele terá de solicitar uma reconsideração e apresentar algum “fato novo” ao perito. 

O Vereador Valdemar da cidade de Ibiara cobrou na manhã deste domingo (03) a presença de peritos na agência regional de Itaporanga. Segundo ele há, pelo menos, três anos, a agência regional do INSS de Itaporanga, que serve a 15 municípios do Vale e atende cerca de 170 pessoas diariamente, sofre com a falta de um profissional imprescindível para o deferimento de vários tipos de benefícios previdenciários: o perito médico. 

Para Valdemar, sem esse profissional, responsável pelo laudo que atesta a incapacidade ou não para o trabalho, em caso de doença ou acidente, os segurados da região são encaminhados para fazer perícias médicas na cidade de Patos, tendo que viajar mais de 100 km distância, gastando com passagens caras e alimentação

DiamanteOnline