quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Secretaria confirma primeira morte por dengue na Paraíba em 2013


Criança de 3 anos morreu no último dia 28 de janeiro.
Outros dois casos de morte ainda estão sob suspeita.

Um laudo da Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou a primeira morte por dengue hemorrágica em 2013 na Paraíba. Uma menina de 3 anos, moradora do município de Arara, no Curimataú paraibano, morreu no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) em Campina Grande. Em 2012, a SES contabilizou 11 mortes por dengue na Paraíba.
 O caso aconteceu no último dia 28 de janeiro, quando após complicações da doença a menina acabou morrendo internada no HUAC, supostamente vítima da dengue hemorrágica. O laudo oficial foi emitido na terça-feira (5). Outras duas mortes estão sob investigação de suspeita de dengue, ambas em João Pessoa.

Conforme o último boletim emitido pela SES, de 1º a 31 de janeiro, foram notificados 208 casos suspeitos de dengue em todo estado, mesmo número registrado em igual período de 2012. Dos casos notificados, 27 são casos de dengue clássica, dois de dengue com complicação, dois de febre hemorrágica, além de 177 casos sob investigação.
Conforme o boletim, dos 223 municípios, oito apresentam maior número de notificações: João Pessoa (75 casos); Cabedelo (19 casos); Santana de Mangueira (16 casos); Esperança (13 casos); Arara (11 casos); Teixeira (11 casos); Itaporanga (seis casos) e Dona Inês (cinco casos). Outros 29 municípios têm notificações de um até quatro casos e 186 municípios não possuem notificação nenhuma no Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan). Segundo Talita Tavares, a SES vem orientando os municípios e se colocando como parceira em várias ações.

Fonte: Do G1 PB