sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Ciclistas desbravam as belezas da Serra do Talhado, em Santa Luzia. Confira!


Conhecida por servir de cenário para o curta-metragem “Aruanda” (1960) - documentário de Linduarte Noronha -, a serra que abriga a comunidade quilombola “Talhado”, localizada na zona rural do município de Santa Luzia, será palco do “2º Eco Pedal Talhado”, no próximo dia 10 de março.

O evento já se consolida como um dos mais importantes para os praticantes do ciclismo, no Sertão paraibano.

Este ano, são esperados em torno de 250 participantes. Ciclistas de várias regiões da Paraíba, além dos Estados do Rio Grande do Norte e de Pernambuco já confirmaram presenças. A primeira edição do evento, em 2012, registrou pouco mais de 200 participações.

De acordo com um dos organizadores do “EcoPedal Talhado”, o advogado Petrônio Nóbrega, o evento tem o objetivo de se tornar uma grande confraternização entre os praticantes do esporte, que cresce a cada dia em todo o Estado. “Além da pratica sadia do ciclismo, o evento tem esse cunho de promover um grande encontro entre os adeptos do pedal”, salienta.


Percurso

O “Eco Pedal Talhado” dispõe de dois percursos parecidos, porém, o que muda é à distância e o nível de dificuldade. O primeiro possui 55 quilômetros e é indicado pela organização aos ciclistas de nível técnico elevado, que curtem uma boa trilha de montain bike com dificuldade moderada. Já o outro é de 42 km, indicado para os praticantes de nível intermediário.

Além disso, o aspecto visual do local chama a atenção dos participantes. A trilha é composta de serras, além de vegetação seca, forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas, proveniente da caatinga que assola a região do semiárido nordestino.

“O que seria então uma trilha de percurso técnico e dificuldade moderada? O percurso é um mix de tudo isso e foi à solução encontrada pela organização do evento, juntar algumas trilhas e assim fazer um caminho só pela enigmática Serra do Talhado, com trechos suaves, algumas subidas e muitos períodos técnicos em suas ladeiras, para que todos que se inscrevam no evento, consigam fazer o trajeto de forma tranquila, porém, com algumas dificuldades para apimentar um pouco o evento”, diz Petrônio Nóbrega.

Inscrições

As inscrições para o “2º Eco Pedal Talhado” estão abertas. O valor é de R$ 50 por ciclista. Todos os inscritos receberão camisetas personalizadas do evento. Além disso, os participantes contarão com um café da manhã reforçado, e com o apoio de ambulâncias e uma equipe de socorristas, pontos de hidratação e carros para o transporte dos ciclistas que não conseguirem concluir o percurso.

Os interessados podem se inscrever individualmente ou por equipes. Já confirmaram participação grupos dos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Juripiranga, Bananeiras, Sôlanea, Guarabira, Alagoinha, Sapé, Patos, Sousa, Cajazeiras, Picuí e São Mamede, todos da Paraíba; além de Recife e Timbaúba, em Pernambuco; e de cidades como Natal, Parelhas, Currais Novos, Jaçanã e Tangará, no Rio Grande do Norte.

Mais informações pelos telefontes (83) 9912-1035, 9166-9167 (Petrônio Nóbrega) e 9802-2979, 9364-2424 (Josemar Medeiros) ou pelos e-mails: petnobrega@hotmail.com; medeirosjosemar@hotmail.com.

Clique aqui para acessar a ficha de inscrição no evento.

Ângelo Medeiros