quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Prefeitura de Coremas desenvolve ações de combate ao câncer de mama durante campanha "Outubro Rosa"


Durante os dias 14 a 18 de outubro deste ano, a Prefeitura Municipal de Coremas, Paraíba realizou diversas ações no combate aos cânceres de mama, colo do útero e de pele. Tais ações estão incluídas na campanha do Outubro Rosa uma iniciativa do Prefeito do município Dr. Antonio Carlos Cavalcante Lopes, e idealizada pela Secretaria Municipal de Saúde Drª. Andresa Cristina sobreira Lopes e da secretaria adjunta Drª. Jaqueline Lopes de Sousa, para as quais esta campanha visa intensificar no mês de outubro ações de prevenção dos tipos cânceres que mais acometem as mulheres por meio da realização de palestras, exame clínico das mamas, exame de prevenção de câncer de colo uterino e mamografias, trabalhando assim os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) que norteiam os serviços de saúde deste município. Como ações iniciais foram promovidas palestras e atividades de educação em saúde em cada uma das 7 Unidades de Saúde da Família do município e na Policlínica Municipal.

Estas ações de educação em saúde enfocaram as mulheres da área de abrangência e contaram com a participação de equipes multiprofissionais(médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde) para sua realização tendo como palestrantes os renomados médicos Dr. Kezzyo Medeiros Lacerda, Dr. Francisco Túlio de Oliveira Carvalho e a ginecologista Drª Maria do Socorro Dias de Sousa, que abordaram os temas da prevenção dos cânceres de mama, colo do útero e de pele, de modo lúdico e esclarecedor, dando especial atenção a abordagem preventiva do câncer de mama, visto que o Ministério da Saúde (2013) afirma que este tipo de câncer representa a primeira causa de morte por câncer na população feminina brasileira e que sua ocorrência tende a crescer com o avanço da idade.

Sabendo disso a secretaria de saúde Drª. Andresa Cristina sobreira Lopes, contratou uma unidade móvel que realiza mamografias digitais, onde esta realizou durante o dia inteira de sexta feira dia 18 de outubro cerca de 80 mamografias de mulheres coremenses da zona urbana e rural, contribuindo assim significativamente para a prevenção e detecção precoce desta doença na população feminina de Coremas. A faixa etária beneficiada pelo exame foi em sua maioria as mulheres acima de 50 anos com ressalvas as que tinham comorbidades como preconiza o Ministério da Saúde.

Para as mulheres presentes no evento foi ofertado ainda um café da manhã e um café da tarde, ambos completos com frutas, sucos naturais e alimentos saudáveis, sendo simultaneamente realizadas orientações sobre a prevenção de doenças que acometem as mulheres pronunciadas pelos enfermeiros dos PSFs e a enfermeira da Policlínica Municipal de Coremas, sendo representados pelos profissionais: Rubens Felix de Lima, Tatiana Lacerda Andrade, Maria Girlandia Gregorio de Andrade, Izabel Cristina Andrade de Sá, Maria Jussara Soares, Andreia Cavalcante de Vasconcelos, Joselia Soares dos Santos, e Angélica Gomes Firmino.

O evento ocorreu em frente à sede da Prefeitura Municipal de Coremas, localizada no centro da cidade e contou com a presença ilustre do vice-prefeito da cidade Lucrenato Ramalho Leite Junior, da secretaria municipal de saúde Drª. Andresa Cristina Sobreira Lopes e de seu Marido Dr. Rodrigo Rodrigues Cavalcante Lopes. Faz-se necessário ainda destacar que pela sua magnitude e pelas ações e benefícios acarretados para a população feminina de Coremas, esta campanha configura-se como um marco para a saúde pública deste município



CLICK AQUI E VEJA AS FOTOS DO EVENTO



Fonte: Por Rubens Felix de Lima