sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Aesa prevê sensação térmica de 40ºC no Sertão e umidade relativa do ar abaixo de 30%


Moradores das cidades localizadas no Sertão e Alto Sertão do Estado vão enfrentar altas temperaturas na tarde desta quinta-feira (3). Segundo o boletim meteorológico da Agência Executiva das Águas do Estado (Aesa), a sensação térmica pode chegar a 40ºC nestas regiões.
“A máxima será de 37ºC no Sertão. Dependendo do local onde a pessoa esteja e da intensidade da radiação solar na região, a sensação térmica aumenta até 3ºC. Outro fator que influencia a percepção das pessoas de que o tempo está mais quente é a elevação da umidade, o que deve acontecer no Brejo, Agreste e Litoral”, explica o meteorologista Emerson Rodrigues.


No Sertão, a previsão é que a umidade atinja níveis abaixo dos 30%. Os menores índices costumam ser registrados entre meio-dia e três horas da tarde. “Esta redução é normal nessa época do ano, quando as massas de ar quente e seco costumam estacionar sobre algumas regiões do Nordeste, impedindo a formação de nebulosidade”, explica.

Cuidados – A redução na umidade relativa do ar, que é a quantidade de água na forma de vapor na atmosfera, pode causar complicações alérgicas e respiratórias. Em situações como estas é importante evitar sair de casa nos horários mais quentes.

“É preciso ficar atento para evitar o epistaxe, um sangramento no nariz em decorrência do ressecamento de mucosas. Também é necessário combater ressecamento da pele e irritação dos olhos. O soro fisiológico pode ser usado nas narinas e olhos”, explicou a médica do Hospital de Emergência e Trauma da Capital, Wilane Wani. Outras informações sobre umidade relativa do ar, tempo e temperatura estão disponíveis na internet, no site da Aesa (www.aesa.pb.gov.br), e podem ser obtidas também através do telefone (83) 8831-4930.


Fonte: ClickPb