segunda-feira, 21 de outubro de 2013

MPPB pede convocação de aprovados em concurso da CAGEPA

Concurso foi realizado em 2008O Ministério Público da Paraíba (MPPB) ajuizou uma ação civil pública com pedido de liminar contra a Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa). O objetivo é obrigar a Cagepa a convocar os candidatos aprovados no concurso realizado em 2008 para preenchimento de vários cargos que estavam sendo ocupados de forma ilegal por pessoal terceirizado, contratado pela companhia.  
 O problema foi constatado pela Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público da Capital em diversos cargos, que não chegaram a ser preenchidos pelos candidatos aprovados no concurso, como engenheiro civil, analista comercial, inspetor de instalações prediais, serralheiro, soldador, torneiro mecânico e auxiliar de serviços gerais.  
Uma das empresas que celebrou contrato com a Cagepa foi a Maranata, a segunda demandada na ação do MPPB. “Verificou-se que a empresa fora contratada pela Cagepa com o objetivo de prestar serviços na área de limpeza, tendo esta à sua disposição, no mês de dezembro de 2012, isto é, durante o prazo de validade do concurso, 145 funcionários terceirizados nesta área”, explicou o promotor de Justiça João Benjamim Delgado Neto.  
A irregularidade levou a Promotoria a requerer à Justiça que a Cagepa seja obrigada a convocar os candidatos aprovados para o cargo de auxiliar de serviços gerais em quantitativo equivalente ao número de funcionários da empresa Maranata que estavam prestando serviços à companhia. Também foi requerido que o contrato celebrado pela Cagepa com a empresa seja declarado nulo.  
Histórico  
Em setembro de 2010, a Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público instaurou inquérito civil público para apurar a veracidade de inúmeras reclamações de que a Cagepa estaria celebrando contratos de prestação de serviços com pessoas jurídicas objetivando a terceirização de mão de obra e deixando de convocar candidatos aprovados no concurso público por ela realizado e, na época, em vigor.  
Há cinco anos, a Cagepa publicou o edital do concurso público para preenchimento de vagas e formação de cadastro reserva em vários cargos distribuídos em todo o Estado da Paraíba, totalizando 3.176 cargos. O concurso teve sua validade prorrogada por dois anos, tendo vencido em 10 de janeiro deste ano.  
A promotoria constatou que cargos vagos ofertados não foram integralmente preenchidos durante o prazo de validade do concurso e que os aprovados no cadastro reserva para determinados cargos não foram convocados, apesar da contratação de mão de obra terceirizada para desempenho dessas mesmas funções durante a vigência do concurso.

Portal correio/Olhod'águaOnline