quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Dengue cresce 44% na Paraíba e Saúde confirma 10 mortes


Foram notificados 15 mil casos e confirmados 5,8 mil este ano.
Saúde diz que aumento é resultado de melhoria nos trabalhos.
Aumentou de 10,7 mil para mais de 15,5 mil o número de notificações de casos suspeitos de dengue na Paraíba, no período entre 1º de janeiro e 21 de setembro deste ano comparado ao mesmo período de 2013. A estatística da Secretaria de Estado da Saúde (SES) aponta ainda que 5.839 casos foram confirmados para dengue clássica e 2.441 já foram descartados. Dos 223 municípios paraibanos, apenas 11 não apresentaram casos suspeitos de dengue esse ano.

Segundo a gerente de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, o aumento é resultado da melhora na captação dessas notificações pelas equipes de saúde. Nesse período, foram notificadas 10 mortes confirmadas pela SES, sendo duas em João Pessoa e duas em Campina Grande, além de uma morte em Arara, Conde, Casserengue, Pitimbu, Salgado de São Félix e Santa Rita.

A Gerência de Vigilância em Saúde vem trabalhando na realização de oficinas junto aos técnicos dos municípios para elaboração e atualização do 'Plano de Contingência da Dengue 2013/2014'. A recomendação é que todos os municípios devam trabalhar seguindo uma matriz padrão elaborada pelo corpo técnico da SES, com entrega dos planos até 11 de novembro.

“Observamos que os profissionais da saúde estão atentos ao agravo e sinalizando a doença através das notificações”, disse Talita Tavares. "Notificar os casos suspeitos mostra que o município está atento e vigilante, fornecendo informações estratégicas para a organização da assistência, prevenindo assim os possíveis óbitos evitáveis. Tendo esse entendimento o trabalho para o agravo não fica limitado apenas na interrupção da transmissão da doença, sendo importante a estruturação dos serviços de saúde para o atendimento aos casos suspeitos”, afirmou a gerente.

Fonte: do G1 Paraíba