terça-feira, 15 de outubro de 2013

Dia 15 de Outubro, Dia do Professor. Temos o que comemorar?

Em 15 de Outubro de 1827, D. Pedro I baixou um decreto Imperial criando o Ensino Elementar no Brasil, mas foi somente em 1947, 120 anos depois do decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Sabemos que a profissão de professor é uma das mais importantes para o desenvolvimento social, econômico e democrático de um país. No Brasil ela é tratada como de segunda e terceira linha entre as demais categorias de nível superior. Mas, quais são os problemas enfrentados hoje pelo professor no Brasil?

Baixos salários
Os professores de ensino básico, médio e superior, em sua maioria, recebem vencimentos inferiores à metade do que ganham profissionais de outras atividades. Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) a situação crítica em que se encontra a remuneração dos professores tem como causas a falta de prioridade dos governos com a área e a ausência de mais fontes de recursos financeiros. Essa situação leva o profissional a dar aulas em mais de uma escola para suprir suas necessidades e de sua família, criando assim problemas de saúde com a carga excessiva de trabalho.
Violência escolar

De acordo com uma pesquisa realizada em São Paulo, divulgada esse ano pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, constatou que quatro entre dez professores já sofreram algum tipo de violência em escolas da rede pública do Estado. 72% dos professores já presenciaram briga de alunos, 62% foram xingados, 35% ameaçados e 24% roubados ou furtados. “As violências do cotidiano estão não apenas ligadas nas agressões físicas, mas também nas verbais, na forma de olhar, tudo isso cria um ambiente escolar muito ruim” Afirma Miriam Abramovay, doutora em educação pela École Doctorale Eduction Psychologie Information et Communication.
Condições de trabalho

Pesquisas revelam que as condições de trabalho enfrentadas pelo professor brasileiro não são das melhores: salas de aulas superlotadas, falta de material didático e uma péssima infraestrutura das escolas, principalmente as de ensino integral, são algumas das diversas problemáticas que fazem parte do cotidiano dos nossos educadores. Além disso, o professor costuma levar muitas tarefas para casa por não conseguir desempenhá-las no curso de sua jornada de trabalho. Com isso assumem uma carga desgastante no ambiente que deveria ser de descanso.
Desvalorização
A desvalorização do docente começa com salários muito baixos e não há um reconhecimento que valorize o trabalho de ensinar, levando-o a uma falta de prestígio social. Na atualidade, verificamos que alguns professores sofrem com uma desvalorização psicológica, onde o próprio profissional perde o sentido e o significado de sua função profissional, nos aspectos sociais, políticos, econômicos e científicos. Com esta perda de referencia ele passa a se autodesvalorizar, contribuindo com atitudes normalmente de omissões e ou submissão perante a situação de desqualificação.
Enfim, vivemos em uma sociedade onde a figura do professor não é mais vista com tanta consideração e respeito. A nossa sociedade vive outros tempos onde às relações familiares estão cada vez mais difíceis, e as drogas estão adentrando os lugares inimagináveis. Ser professor hoje virou profissão de risco.
Gerlúzia Vieira de Morais - professora

Fonte: Caros Amigos – Patosonline.com/OlhoD'águaOnline