quarta-feira, 17 de julho de 2013

Jovens regionais vão ao encontro do Papa: doze itaporanguenses estão entre eles


É a representação do Vale na Jornada Mundial da Juventude
Por Isaías Teixeira/Folha do Vale – Um grupo de doze jovens de Itaporanga, todos membros da Pastoral da Juventude e do Ministério Jovem da paróquia local, está de malas prontas e carregadas de ansiedade e alegria. Eles vão participar da 38ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento que ocorrerá entre os dias 23 e 28 da próxima semana no Rio de Janeiro e terá a participação do Papa Francisco. Milhões de pessoas do país inteiro e de todo o mundo são esperadas no evento católico.O grupo sairá de Itaporanga neste sábado, 20, e desembarcará em Recife, onde se juntará ao bispo diocesano Dom José González Alonso e outras 200 pessoas da Diocese de Cajazeiras. Da capital pernambucana, voarão para o Rio. Todos os custos da missão religiosa estão sendo bancados pelos próprios jovens, que vão representar Itaporanga e o Vale no evento mundial.

Além do Rio, estão incluídas na peregrinação visitas a outras cidades, como Petrópolis, que fica no interior carioca, e Aparecida, em São Paulo. Serão dez dias de intensa devoção e fortalecimento da fé cristã. “Estamos levando cartazes, bandeira do Brasil assinada por pessoas amigas, como uma forma de levá-las simbolicamente conosco, e camisas estampadas com a bandeira da Paraíba”, revelou Anastácio Júnior, coordenador da Pastoral da Juventude de Itaporanga e um dos jovens que participarão da JMJ.

Júnior terá uma companhia especial na peregrinação. É sua esposa Liliane. O casal contraiu matrimônio recentemente e, do grupo, são os únicos que já participaram de uma Jornada Mundial da Juventude. Foi no ano de 2011, na cidade de Madri, capital da Espanha.

Também irão com Júnior e Liliane os jovens Jardel, Álvaro Estrela, Natália, Segundo Henriques, Tayane, Luan, Aline, Isaac, Raquel e Tauane. Além deles, outros jovens de paróquias regionais também participarão da jornada: pouco mais de 50 pessoas do Vale, entre rapazes, moças e religiosos, deverão embarcar para o Rio.

Símbolos chegaram ao Rio de Janeiro - Em fevereiro do ano passado, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, que são dois símbolos da Jornada Mundial da Juventude, passaram pela paróquia de Itaporanga e, depois de peregrinarem por dioceses e arquidioceses de todas as regiões brasileiras, chegaram na quarta-feira, 10, ao Rio de Janeiro. A celebração faz parte da mobilização para o evento. 

A Jornada do Brasil será a segunda realizada na América do Sul. A primeira foi em Buenos Aires, capital da Argentina, no ano de 1989. E nesta etapa do Rio, um papa argentino estará participando, em nosso país, de sua primeira JMJ.

Chegada do Papa – O Papa Francisco chegará ao Rio de Janeiro na tarde desta segunda-feira, 22, onde será recebido pela presidenta Dilma. O Sumo Pontífice irá cumprir uma extensa agenda apostólica até o último dia da Jornada Mundial da Juventude. Foto: grupo prepara-se para a viagem.

FONTE: WWW.FOLHADOVALI.CO.BR