quarta-feira, 24 de julho de 2013

Coisas da nossa saúde: duas Prefeituras do Vale não têm, sequer, uma ambulância



Dificuldade na remoção de pacientes


Por Redação da Folha – Em dois municípios regionais, as Prefeituras não têm um carro  adequado para a remoção de pacientes: a falta de ambulância no serviço municipal de saúde em Conceição e São José de Caiana é um problema que agrava ainda mais a já tão combalida saúde pública.
Em Conceição, município que tem a maior arrecadação financeira do Vale e o segundo mais populoso da região, a Prefeitura está há meses sem uma única ambulância rodando, e as viaturas médicas que possuem estão quebradas.

A população local depende exclusivamente do SAMU, que é um serviço federal, embora gerido pelo município, e não está disponível para todos os casos e nem é suficiente para toda a demanda, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

Somente nos primeiros cinco meses deste ano, a Prefeitura de Conceição já movimentou mais de 20 milhões de reais entre programas e arrecadações federais, municipais, Fundo de Saúde, FPM, Fundeb e convênios.

Caiana é a outra Prefeitura regional que não dispõe de ambulância, e o pior é que também não tem SAMU, ou seja, toda e qualquer remoção precisa ser feita em um carro inadequado, o que pode agravar ainda mais o quadro clínico do paciente.

Nos primeiros cinco meses deste ano, a Prefeitura do Caiana movimentou mais de 8 milhões de reais, parte dos quais no campo da saúde.

Como nenhum dos dois municípios (Conceição e Caiana) têm atendimento emergencial, o serviço de remoção precisa ser eficiente, mas é temerário.