terça-feira, 16 de abril de 2013

Vereador de Boa Ventura no Vale do Piancó denuncia lixão urbano e pede providências urgentes da Prefeitura


Lixão é vizinho a um conjunto habitacional e afeta toda a cidade

O vereador Micôca, do PC do B de Boa Ventura, procurou a imprensa regional para denunciar o descaso da Prefeitura para com um dos maiores problemas da cidade: "O lixão".

De acordo com o parlamentar mirim, que é um dos quatro vereadores da bancada da oposição, o lixão fica na zona urbana da cidade, vizinho ao conjunto Flávio Arruda e a 200 metros da casa do prefeito, acarretando danos à saúde pública e ao meio ambiente. O problema não afeta apenas os moradores do conjunto, mas, também, toda a população da cidade, que é coberta pela fumaça proveniente da queimada dos resíduos. “Quando acontece a queima do lixo, uma fumaça preta e tóxica toma conta da cidade, prejudicando a saúde de toda população, além do mau cheiro, porque eles depositam lá, também, as vísceras dos animais abatidos no matadouro”, lamentou Micôca.
Recentemente, a Prefeitura escavou no local do lixão um buraco para aterrar o lixo, mas não deu certo: com as chuvas, a obra virou um pequeno açude, que atrai porcos e insetos, agravando o problema, segundo o vereador.
O parlamentar opina que o prefeito deve, urgentemente, retirar o lixão da zona urbana e transferi-lo para uma localidade afastada da cidade, observando, inclusive, o novo direcionamento nacional sobre o tema, que obriga os prefeitos de todos os municípios brasileiros a acabarem com seus lixões e implantarem o aterramento sanitário. “Nós, da oposição, estamos prontos para aprovar qualquer projeto do executivo que se destine à retirada do lixão e resolva esse problema, assim como temos votado favorável a todo projeto que seja do interesse do povo, mas precisamos também denunciar as coisas erradas e lutar por solução”, comentou o parlamentar mirim, que fez um pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal no último dia 11, denunciando o problema e pedindo providências.
Segundo a Lei dos Resíduos Sólidos, os gestores têm até 2014 para construírem seus aterros sanitários, sob pena de responderem criminalmente por danos ao meio ambiente. Fotos: vereador durante visita ao lixão, onde mostra a queima dos resíduos e a lagoa que se formou no local. 


Folha do Vali