segunda-feira, 15 de abril de 2013

EM Patos: Sem atendimento pacientes passam horas em recepção


O atendimento à população no Hospital Regional Janduí Carneiro continua precário e a ausência de médicos plantonistas virou caso de polícia na noite deste domingo, (14), em Patos. Devido ao final de semana ser bastante tumultuado no hospital em conseqüência do aumento de registros de acidentes, brigas, entre outros, os problemas no HRP ficaram ainda piores sem esses profissionais para realizarem os atendimentos e várias ambulâncias do SAMU que chagavam a todo instante com vítimas encontraram a mesma situação que era a falta de médicos.

Ambulâncias das cidades de Teixeira, São José do Bonfim, Condado e Patos ficaram durante horas detidas no Hospital Regional a espera de atendimento aos pacientes.

De acordo com informações repassadas pela recepção do HRP ao SAMU sobre a ausência de médicos, equipes do Serviço de Atendimento Móvel foram à Delegacia de Polícia Civil de Patos registrar boletins de ocorrência pela falta dos profissionais. O Delegado Edson Pedrosa também esteve no Hospital para registrar o fato e tomar providências cabíveis.

Cerca de quatro pessoas que estavam feridas ficaram durante horas a espera de atendimento na recepção.

Em entrevista a imprensa, o diretor do SAMU Anderson Sóstenes pediu desculpas a população e atenção das autoridades para o drama vivido no HRP: "Convido o Ministério Público e o CRM para visitarem o Jandui Carneiro e constatarem o caos que se encontra essa casa de saúde, pois o momento é crítico e necessita de uma atenção por parte dos poderes", desabafou.


Durante o tumulto,o familiar de um paciente também estava bastante revoltado, já que de acordo com ele, o tio veio a óbito à espera de uma ambulância do SAMU. Como o atendimento não chegou, os próprios familiares levaram a vítima ao Hospital, mas já era tarde demais.

A imprensa foi solicitada para registrar o tumulto, porém, foi barrada por funcionários do Hospital, que inclusive acionaram a Polícia na tentativa de impedir o trabalho dos repórteres.
O médico Dr. Eliseu de Melo, que estava de folga na noite deste domingo, bastante comovido com a situação foi ao Hospital prestar atendimento voluntário a alguns pacientes.

Nossa equipe tentou contato com a diretoria do HRP mas fomos informados que a diretora não iria se pronunciar sobre o caso.


Fonte: Mais Patos