terça-feira, 30 de abril de 2013

Militares do 3º e do 6º BPM caminharam em marcha na Serra do Vital. Confira!



Neste fim de semana que passou, o 3º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Patos, e o 6º Batalhão da PM, com sede em Cajazeiras, realizaram uma marcha com as turmas do Curso de Formação de Soldados - CFSD 2013 das duas Unidades Militares.

A atividade extracurricular foi uma iniciativa do Tenente-Coronel Cunha e do Tenente-Coronel José Ronildo, respectivamente, comandantes do 3º e do 6º BPM e contou com o apoio do Comando Geral da PM e do Coronel José de Almeida Rosas, comandante do Policiamento Regional II, ao qual as OPMs estão integradas.


A marcha, desenvolvida com alunos prestes a concluírem o curso, visa aliar o conhecimento teórico à realidade com a qual o militar do Alto Sertão deve contar quando em operações em área de caatinga.

Participaram também da atividade; o Coronel Almeida; o Agente Jaílson Santos, diretor da Penitenciária Padrão Regional de Cajazeiras e sua equipe; Sub-Tenente Adilan, do Tiro de Guerra 07-011, de Cajazeiras; o 1º Tenente Dimitri e militares do 5º Batalhão de Bombeiros Militar, de Cajazeiras; Capitão Esaú, comandante da Companhia do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), sediada em Patos; dentre outros militares. 

Os militares partiram, na manhã de sexta-feira (26), do 6º BPM e se deslocaram a pé ao topo da Serra do Vital, em São José de Piranhas, aonde pernoitaram. Na manhã de sábado (27), a marcha continuou até o Distrito de Marimbas, em Cachoeira dos Índios, aonde chegaram à tarde.

Durante o percursos, que contou com 32 quilômetros, os alunos receberam as seguintes instruções: orientação, insolação e primeiros socorros; conduta de patrulha; orientação por recursos naturais e captação de água na caatinga; captação de alimentos; acampamento/abrigo; tiro com munição traçante; acuidade visual; e resgate de feridos.

O major Keoma, comandante do 5º BBM, disponibilizou uma viatura de resgate dos Bombeiros para o caso de algum acidente. No ponto de chegada, os participantes foram recebidos por uma equipe do 6º BPM que os conduziu para um churrasco na Associação de Cabos e Soldados, em cajazeiras, onde todos, em especial os futuros Soldados da PM, comemoraram mais uma prova de superação em busca da realização profissional e do completo conhecimento de seu mister no Alto Sertão paraibano. 


SCS/6ºBPM