segunda-feira, 4 de março de 2013

Olho D`água elabora Plano Municipal de Resíduos Sólidos

A cidade de Olho D`água , localizada no vale do Pianco, está desenvolvendo atividades referentes ao cumprimento da Lei 12.305 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e determina a elaboração do Plano Municipal Integrado de Resíduos Sólidos - PMIRS. 

Os diálogos a cerca do Plano Municipal começaram no mês de setembro de 2012, com instalação do Grupo de Trabalho-GT, formado pelos secretários municipais e chefe de gabinete, respectivamente. Subsidiando as discussões, foi realizada na cidade três gravimétricas, que é o estudo da composição dos resíduos gerados pela população local urbana. 

O GT tem como objetivo discutir e propor ações que viabilizem a elaboração e execução coletiva do PMIRS, este deve conter metas previamente estabelecidas pelo Ministério do Meio Ambiente, tais como o fim dos lixões a céu aberto, construção do aterro sanitário e implantação de coleta seletiva, que será feita após o morador separar adequadamente dos resíduos sólidos secos (papel, plástico, papelão, vidros, borracha) dos orgânicos (resto de comida, folhas etc.).

 Durante todo o mês de fevereiro foram realizados cinco seminários com Simone Nascimento, diretora executiva da empresa Realmix Consultoria & Assessoria (responsável pela elaboração do plano municipal), professores da rede pública municipal de ensino, agentes comunitários de saúde e endemias, Garis, Catadores e comerciantes para apresentação da Lei 12. 305 e suas diretrizes. A colaboração desses profissionais será de fundamental importância nos processos de conscientização para educação ambiental, durante a implantação da coleta seletiva na cidade, sobretudo por já abordarem temas relacionados ao meio ambiente em suas atividades e seu contato direto com membros a sociedade civil.







Fonte: Assessoria Realmix