quinta-feira, 7 de março de 2013

MP constata falta de merenda escolar em creche de João Pessoa

A Promotoria da Educação de João Pessoa verificou, durante uma fiscalização realizada nesta quarta-feira (6), a falta de merenda escolar no Centro de Referência de Educação Infantil (Crei) João Tota, localizado no bairro de Mandacaru. De acordo com a promotora Fabiana Lobo, os servidores informaram que a unidade está com problemas no fornecimento de alimentos, sem regularidade, desde o começo do ano letivo. Funcionários do Crei informaram que o feijão servido na merenda desta quarta foi comprado pelos próprios servidores. A equipe técnica da Promotoria constatou falta de macarrão, polpa de fruta, carne, peixe, frango, fígado, margarina e havia pouco variedade de legumes.

Também não havia massa para fazer mingau para os alunos do berçário. Entre os produtos que foram encontrados em poucas quantidades estavam milho para munguzá, cuscuz, soja e leite. Apenas biscoito, arroz e óleo foram encontrados em quantidade suficiente.

A assessoria da Secretaria de Educação de João Pessoa informou que a diretora Maria da Silva afirmou desconhecer a informação de que haja irregularidade na merenda. Porém, a Secretaria garantiu que vai mandar uma equipe para verificar a situação.

Segundo Fabiana Lobo, o primeiro passo é realizar a inspeção. Depois, Secretaria de Educação pode ser notificada para prestar esclarecimento. “Nós já divulgamos para que eles possam tomar providências”, explicou.

Retomada das fiscalizações
A fiscalização do Crei João Tota marca a retomada das inspeções do Ministério Público em escolas e creches municipais de João Pessoa. O objetivo da Promotoria da Educação é dar continuidade à apuração das condições que são oferecidas aos alunos nos estabelecimentos públicos de ensino.
 

G1