segunda-feira, 11 de março de 2013

Em evento histórico vereadores de todo o Vale do Piancó sacramentam fundação e eleição da primeira diretoria da Avevap


Foi sucesso total a assembléia geral que marcou a fundação da Associação dos Vereadores e Câmaras Municipais do Vale do Piancó (Avevap) realizada na noite desta sexta-feira (8), numa solenidade que contou com a presença de inúmeros lideres políticos da região.

Antecedida por grande expectativa, a assembléia geral da entidade que congrega todos os vereadores da região foi um marco histórico na área política do Vale.


Exatos 141 vereadores, dos 188 de toda a região, marcaram presença, lotando as dependências da Câmara Municipal de Itaporanga. Os mesmos sacramentaram a fundação e, logo em seguida, após leitura dos estatutos, sob os cuidados jurídicos do competente advogado Flamarion Ricarte, posse da primeira diretoria da entidade.

Imagens abaixo:
Na composição da mesa estavam: o presidente da Câmara de Itaporanga, Jacklino Porcino (eleito presidente da entidade); o vereador Lucas de Brito (presidente da União de Vereadores e Câmaras da Paraíba); o advogado Francisco Miguel (presidente da subsecção da OAB/Vale do Piancó); o prefeito da cidade de Serra Grande, Jairo Harley (representando a Amvap), Paulo Porcino (representando a Loja Maçônica) o ex-vereador Zé Mário (Cabedelo) e seu irmão Márcio; as vereadoras Isabele Mendes (Itaporanga) e Maria do Socorro (Santana dos Garrotes) e, ainda, a advogada Denise C. Carvalho, ambas representando as mulheres - em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.


A Avevap surge num momento muito oportuno, dentro de uma filosofia moderna de trabalho no trato com as Câmaras e Vereadores filiados, bem como, com os órgãos do poder público municipal, estadual e federal. Essa união que nasce entre os vereadores da regão vai gerar frutos para o fortalecimento do poder legislativo municipal, sobretudo, porque o Vale do Piancó necessita de uma entidade forte o bastante para lutar e defender os anseios e demandas de uma população de mais de 160 mil habitantes, sendo cerca de 135 mil eleitores.


Para o presidente da subsecção da OAB/Vale do Piancó, Dr. Francisco Miguel, a Paraíba deve reconhecer a importância dessa nova entidade surgida em Itaporanga já que é o vereador quem conhece o município e sabe como é o trabalho diário no atendimento aos anseios da população. "O vereador conhece muito bem as demandas e sabe das necessidades do seu município. Parabenizamos todos vocês por essa valorosa iniciativa", declarou o advogado. O ex-vereador e conterrâneo Zé Mário falou sobre a luta do municipalismo e revelou emoção ao presenciar tal acontecimento na sua terra natal, cuja região teve o seu pai [o ex-deputado Soares Madruga] como um dos maiores líderes e bem-feitores.

"É com muita emoção que presencio este acontecimento histórico. Cresci aqui e convivi dentro da política e fico feliz em ver que vocês estão se fortalecendo e unindo forças para gritar em defesa do Vale do Piancó e suprir a falta, ultimamente, de um líder capaz de trazer grandes obras e ações governamentais", disse. E a união, como bem frisou Zé Mário, é o melhor meio para se enfrentar os desafios, vencerem as dificuldades comuns e fortalecer uma causa. Norteada por este princípio foi que surgiu a Avevap, uma entidade cuja função é representar de forma conjunta toda a região, lutando pelos seus interesses, com uma estratégia arrojada para tornar mais equilibrada o desenvolvimento dos vinte municípios que compõe o Vale e as Câmaras são de fundamental importância nesta articulação inovadora.

O vereador pessoense Lucas de Brito (DEM), que veio da Capital testemunhar a união dos vereadores da região, disse que a mobilização destes diretamente com a sociedade deve influenciar nas discussões e decisões de futuro, contribuindo para minimizar os problemas sociais e fortalecer a participação da sociedade no que diz respeito ao Vale do Piancó, através de um órgão político, forte, representativo e com uma atuação eficaz. "Parabenizo à todos vocês por este magnífico momento e digo que é de fundamental importância subsidiar um novo modelo de planejamento integrado da região, cuja Avevap é colaboradora de todos os órgãos que definam políticas de desenvolvimento, por meio de diretrizes estratégicas. Vocês dão um exemplo para a Paraíba com esta mobilização", frisou Lucas.

Quando de sua fala, o vereador Jacklino Porcino (eleito presidente da entidade) enfatizou que as grades conquistas são precedidas de grandes lutas e a associação terá sim um papel impar na defesa do que for de interesse para o Vale do Piancó. "Esta é uma noite memorável. É o momento mais importante da classe em nossa região. Sabemos do sacrifício em se fazer uma entidade que tenha grandes perspectivas pela frente, que possa representar com mais audácia o povo dessa região. Estamos valorizando não somente aos vereadores, mas a própria população porque teremos mais força para poder cobrar e sermos respeitados quando de lutas em prol da universidade, IML, canal da transposição, etc", disse.

RPScom