terça-feira, 12 de março de 2013

Sem água, famílias abandonam casas de cidades do Vale do Piancó e devem migrar para outras regiões do Estado


A preocupação agora não é somente com os animais, a falta d’água pode desertar seres humanos de localidades do Alto Sertão e até provocar “êxodo urbano” em algumas cidades da região.
Na microrregião do Vale do Piancó, por exemplo, em algumas localidades não existem água sequer para baber e muitas famílias já deixaram suas casas em busca de lugares onde ainda existe água.
Em uma comunidade, na zona rural de São José de Caiana, a reportagem do Radar Sertanejo fez imagens de casas (foto), que foram abandonadas por moradores que alí viveram há muitos anos, mas sem água eles foram em busca da cidade, onde a falta d´água também atormenta moradores.
Em Serra Grande embora o açude que abastece a cidade ainda esteja com, pelo menos, 45% de água a preocupação é grande.
Em Monte Horebe a situação é de medo. As poucas chuvas que caíram não foram suficientes para aumentar a água do manancial que abastece a cidade e em poucos dias, caso não chova, pode haver um colapso.
Em São José de Piranhas a situação é uma das piores. Com pouco menos de 15% de sua capacidade abastecida, o açude São José pode secar em pouco mais de 60 dias. Já prevendo um possível colapso dezenas de famílias já começam planejar onde deverão morar devido o problema da falta de água para o consumo humano. A cidade deve ficar esvaziada com a migração de moradores para outras cidades que não correm o risco de colapso.
A fé dos sertanejos, até os mais experientes, já começa a acabar. Para muitos a última esperança é o dia 19 de março, dia de São José Operário. Trocando em miúdos a fé do sertanejo em relação a chuvas acaba em oito dias, até lá tudo ainda pode acontecer.
Radar Sertanejo