terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Itaporanga sediou reunião com vários secretários de Saúde do Vale do Paincó. Confira!


Secretários de Saúde de várias cidades do Vale do Piancó estiveram reunidos nesta segunda-feira (28) no Auditório da 7ª Gerência de Educação em Itaporanga.

A reunião serviu para tratar da Programação Pactuada Integrada (PPI), que consiste num instrumento desenvolvido pelo Sistema Único de Saúde – SUS para dinamizar a sistemática da assistência à saúde.

O PPI visa cumprir o princípio constitucional que assegura a todos o acesso irrestrito aos serviços de saúde em todos os níveis de abrangência.

Os assuntos inerentes à Programação Pactuada Integrada foram ministrados pela Drª  Ana Ivaní Pinto Neves e Maria Aparecida Alves Conserva, secretária de Saúde de Itaporanga. Os gestores participantes do evento identificaram formas de garantir a população a cobertura dos serviços de média e alta complexidade disponíveis ou não em seus municípios de residência, bem como as orintações necessárias para a alocação de recursos e definição de limites financeiros para todos os municípios.

A cidade de Itaporanga referenciou alguns procedimentos em serviços especializados e que os municípios vizinhos não dispõem. O PPI tratou justamente dos serviços que poderão ser implantados em Itaporanga para atender aos municípios integrados, a exemplo do que já acontece na cidade de Piancó, com o Consórcio Intermunicipal de Saúde, no caso com extensão também em Itaporanga.

Especialidades que poderão ser implantadas:

Cardiologia

Cirurgia Geral

Ginecologia

Obstetra

Gastroenterologia

Mastologia

Dermatologia

Ortopedia e Traumatologia

Pediatria

Psiquiatra

Urologia

Oftalmologia

Otorrinolaringologia.

Serão utilizados Recursos Federais deliberados por cada município, definidos globalmente em cada estado a partir da aplicação de critérios e parâmetros de programação ambulatorial e hospitalar, respeitado o limite financeiro estadual, bem como da definição de referências intermunicipais na PPI.

Dessa forma, o limite financeiro por município deve ser gerado pela programação para o atendimento da própria população, deduzida da necessidade de encaminhamento para outros municípios e acrescida da programação para atendimento de referências recebidas de outros municípios.

Municípios que participaram do evento:

Aguiar
Boa Ventura
Conceição
Diamante
Ibiara
Igaracy
Curral Velho
Nova Olinda
Pedra Branca
São José de Caiana
Serra Grande
Santana de Mangueira
Santana dos Garrotes
Santa Inês

Ascom