quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Secretária de Assistência Social de Santana dos Garrotes participou do 6° ciclo de capacitação do Selo UNICEF

A Secretária de Assistência Social de Santana dos Garrotes e articuladora do Selo no município, Maria Adélia C. Leite participou do 6° ciclo de capacitação do Selo UNICEF no dia 22 de setembro realizado na Secretaria Municipal de Educação de Pombal – Rua Manoel Pires Sousa, Centro, que ocorreu das 8h às 13h. Estiveram presente a representante dos adolescente Ana Mickaelly dos Santos e o moderador do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) Mickael Douglas.

O município de Santana dos Garrotes está participando da realização de várias ações intersetorial da edição do Selo UNICEF 2013-2016. Essas ações visam melhorias na Saúde, Educação e na Politica da Assistência Social. Assim, são realizadas vários ciclos de capacitação entre os articuladores do município (pessoa responsável pelo repasse das informações e mediação entre as demais secretária e o gestor), presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescente; e representantes de adolescente no município e moderador do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes.

O Selo Unicef destacou 27 ações, nas quais o município deve realizar 19, e dessas 03 são obrigatórias, a saber: realização do 1º e 2º Fórum Comunitário e Implementação do NUCA. O Selo Unicef avalia todas as ações, e essas são postadas na plataforma do Selo. No final de 2016 será avaliados essas ações, caso o município realize as 19 ações, poderá ser aprovado na edição Selo Unicef 2013-2016. E assim, pode utilizar a marca do selo.

O Selo indica algumas ações que o município deve realizar, dentre elas segue algumas: CMDCA funcionando; Conselho Tutelar funcionando; Plano de Primeira Infância; Semana do Bebê; Comitê Anti-drogas; Discussão sobre Racismo; Prática de Esportes; 1 º e 2 º Fórum Comunitário; Campanhas de acompanhamento pré e pós gestação; Realização do 1º e 2º Fórum Comunitário; Implementação no NUCA; Entrega da caderneta do adolescente; Toda escola com água, banheiro e cozinha de qualidade; Toda criança na escola; Aplicação da Provinha Brasil, primeira e segunda fase; dentre outras.

Ao mobilizar os gestores e a população, a metodologia do Selo tem contribuído para que os municípios conquistem importantes melhorias na vida de crianças e adolescentes. Entre os resultados alcançados no Semiárido, está a redução da mortalidade de crianças menores de um ano; e outras ações nesse sentido.

O Selo Unicef é uma iniciativa baseada na mobilização social pela garantia dos direitos da infância e adolescência. Os municípios inscritos no programa comprometem-se a planejar e desenvolver ações pelo alcance de objetivos nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social de crianças e adolescentes. 

O UNICEF promove o desenvolvimento de capacidades de diversos atores para incentivar e qualificar sua participação na elaboração e no fortalecimento das políticas públicas para meninas e meninos de até 17 anos; monitora e avalia o desempenho dos municípios, a partir de um conjunto de indicadores sociais; certifica e reconhece os esforços de municípios que alcançam os maiores avanços na melhoria da vida da infância e adolescência.
Com informações e fotos de Maria Adélia C. Leite. 
Postado por Hosmá Passos.