domingo, 20 de setembro de 2015

Foi realizada em Piancó a 1ª Conferência das Juventudes Rurais do Território Vale do Piancó

Foi realizada no dia 19 de setembro, através do MDA, NEDET, SEJEL, Emater, ODM, Prefeitura e Câmara Municipal de Piancó, a 1ª Conferência das Juventudes Rurais do Território Vale do Piancó na Escola Municipal Luciano Freire de Farias em parceria com Secretaria Municipal de Educação.

A abertura oficial da Conferência ocorreu das 8h30 às 9h, após inscrição/credenciamento/café da manhã/apresentação cultural com o Grupo de Dança RECRIAR'T que faz parte do CRAS de Pedra Branca. Dando continuidade, foi feita a leitura e aprovação do Regimento Interno (9h às 9h30) e em seguida foi proferida pelo palestrante Gonzaga Júnior, a Palestra: “ As Várias Formas de Mudar o Brasil: Por Avanços Socais e Conquistas Democráticas”.

Das 10h às 12h foram elaboradas as Temáticas em Grupos, distribuídas em: 
I – Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil e Direito a Comunicação e à Liberdade de Expressão;
Facilitador (a): Rita Maria
II – Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda e Direito ao Território e à Mobilidades;
Facilitador (a): Luiz Gustavo
III – Direito à Educação, Direito à Cultura e Direito ao Desporto e Lazer;
Facilitador (a): Claudiana 

IV – Direito à Diversidade, à Igualdade e Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça;
Facilitador (a): Rosil Neto

V – Direito à Saúde e Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente;
Facilitador (a): Rodolfo Rodrigo 

Das 12h às 14h ocorreu o almoço na AABB de Piancó com apresentação cultural dos poetas locais, Zé Limeira (repentista) e Hosmá Passos (declamador). A apresentação contou o apoio técnico de Tarsilio Yanko (Tic Instrumentos), que prontificou o som e deu suporte durante as apresentações.

De volta à Escola Municipal Luciano Freire de Farias, dando continuidade, das 14h às 14h30, correu a Eleição das Propostas dos Grupos Temáticos. Das 14h30 às 15h30, aprovação das Moções e, das 15h30 às 16h, a Eleição dos Delegados para etapa estadual, que elegeu: Darkline Vicente da Silva (Titular); Romeria Pereira da Silva (Titular); José Aldemir Lira da Silva (Titular); Aluízio Delfino de Lima (Titular); Ellen Cristina Tomaz Gaspar (Titular); Alana Carola Barros dos Santos (Titular); Walison Sebastião da Silva (Titular); Emerson Silvestre Paulino (suplente); Luan Leite Costa (suplente); Lucas Pereira Alves (suplente). O encerramento ocorreu às 16h. 

Estiveram presente durante toda a Conferência, o Vice prefeito Edvaldo Leite de Caldas prestando apoio à equipe realizadora e representando o prefeito constitucional Sales Lima, a secretária de educação do município de Piancó, Sheila de Sá e toda sua equipe, dando o suporte necessário, como também a Gestora da Escola Luciano, Suelita Xavier, os representantes da Câmara Municipal de Piancó, o vereador e presidente atual da casa, Pedro Aureliano da Siva e a vereadora Erilene Alves.

O Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial do Vale do Piancó (Nedet) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Pombal, conta com a equipe formada por: Caciana Cavalcanti Costa (Coordenadora do Projeto NEDET’S); Luiz Gustavo de Lima Sales (Coordenador do NEDET Vale do Piancó); Rodolfo Rodrigo Almeida Lacerda (Assessor Territorial de Inclusão Produtiva); Rita Maria Figueiredo de Sousa (Assessora Territorial de Gestão Social) e Debora Samara Oliveira e Silva (Assessora Territorial de Gênero).

São convocados para participar das reuniões as representações dos poderes públicos e da sociedade civil, tais como prefeito, secretário de Agricultura, Câmara Municipal, Emater, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, associações comunitárias rurais, mulheres, jovens, pescadores, assentamentos, quilombolas, e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e da Agricultura Familiar. 

O Território Rural do Vale, que foi criado no ano de 2009 e homologado há cerca de três anos, compreende 19 municípios da região. A finalidade do território é desenvolver políticas públicas estruturantes voltadas, em grande parte, ao desenvolvimento sustentável da zona rural vale-piancoense.


 



















































































































 


Com informações dos organizadores da Conferência.
Texto e imagens por Hosmá Passos.