segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Internauta flagra redemoinho de vento gigante em São Mamede (PB)...


Um fenômeno típico das altas temperaturas em dias de muito calor, pouco vento e ausência de nuvens foi flagrado neste sábado, dia 26, na entrada da cidade de São Mamede (PB) às margens da Rodovia BR-230.


  (Assista)
O que mais chamou a atenção do redemoinho de vento foi à altura que este alcançou.

O flagrante do redemoinho foi filmado por Varla Campos e seu esposo que se deslocavam de moto. O casal ficou abismado e logo postou o fenômeno na sua rede social facebook.

"Ocorrem quando o solo se aquece em determinado ponto, transferindo esse calor à porção de ar que está parada logo acima dele. Quando atinge uma determinada temperatura, esse ar sofre rápida elevação, subindo em espiral e cria um mini centro de baixa pressão. Devido ao princípio da conservação do momento angular esse redemoinho ganha velocidade e acaba levantando a poeira do solo, fazendo com que um funil de 'sujeira' seja visível. Ele pode apresentar desde alguns centímetros até muitos metros de altura.

Há também outro tipo de redemoinho,por exemplo,quando o solo se aquece em determinado ponto e o vento fraco vindo de uma direção se encontra com a corrente de ar quente acima do ponto super aquecido esse vento tende a ganhar velocidade,girar e empurrar o "turbilhão" para a direção que ele estaria.Também há os redemoinhos mais comuns que se formam quando a corrente de vento é parada por uma "parede" de canto criando uma corrente ascendente de vento giratória.

Frequentemente esse fenômeno é confundido com um tornado, porém vale salientar que, ao contrário dos tornados, os redemoinhos de poeira somente se formam em dias sem nuvens, sob muito sol e calor e baixa umidade do ar. Além disso, a velocidade dos ventos desse fenômeno raramente ultrapassa os 100 km/h, podendo causar apenas pequenos estragos, tais como destelhamentos leves". Fonte Wikipedia


Jozivan Antero – Patosonline.com