quarta-feira, 10 de junho de 2015

Detran da Paraíba alerta população para golpe das ‘multas falsas’...





O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) alertou a população nesta terça-feira (9) a respeito de um golpe de “multas falsas” de trânsito enviadas a motoristas.


Por isso, o órgão orienta que, ao receber boletos de multa, o proprietário do veículo deve acessar o site do Detran e fazer uma consulta, por meio da placa do veículo, para verificar se de fato há algum registro de infração.


Está circulando nas redes sociais um golpe em que proprietários de automóveis recebem uma falsa multa com boleto.



Ao efetuar o pagamento da suposta multa sem verificar a veracidade do boleto, os donos de veículos beneficiam o esquema criminoso. No falso boleto, há os dados de um cliente bancário que seria o “laranja”.


O diretor de Operações, Orlando Soares, explicou o procedimento efetuado pelo Detran quando constatada alguma infração de trânsito. “Ocorrendo a multa de verdade, o agente da autoridade de trânsito lavra o Auto de Infração de Trânsito, que em seguida é digitado, incluído no sistema do órgão de trânsito como uma autuação e emitida uma notificação para o infrator, que tem 30 dias para apresentar defesa prévia ou indicar o condutor infrator”.


Ele adiantou ainda que, após o prazo de 30 dias, a autuação vira penalidade e é enviada uma notificação (Notificação de Penalidade) com 20% de desconto nos primeiros 30 dias. Nesse mesmo prazo, o infrator poderá apresentar recurso contra a penalidade na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) do órgão autuador. Quando apresentado recurso, o órgão deverá enviar, por carta registrada, os resultados.


O Detran informa ainda que não encaminha nenhum tipo de notificação via e-mail. As multas são enviadas por meio dos Correios, através de carta registrada.


Assessoria